O Asteróide 2011 BG16 terá nome Português !!!

2011-02-14
Alunos de 15 escolas portugueses participaram nas últimas campanhas de procura de asteróides promovidas pela International Asteroid Search Collaboration (Colaboração Internacional para a Procura de Asteróides). Durante a campanha, que decorreu de 13 de Dezembro a 21 de Janeiro (All Portugal Campaign) dezenas de objectos foram observados. Na campanha que decorre de 24 de Janeiro a 11 de Março (Campanha Internacional), pela primeira vez em Portugal, escolas participantes, descobriram novos asteróides. Um deles, terá nome português, o 2011 BG16.

Conectar as salas de aula ao Universo : as ondas Rádio

2011-02-02
Decorreu em Paris, em Novembro de 2010, a primeira reunião de um novo projecto do consórcio "European Hands-on Universe" (EUHOU). O projecto "Connecting Classrooms to the Milky Way" (Conectando Salas de Aula à Via Láctea) pretende levar a rádio astronomia às salas de aula de todos os países participantes. No âmbito deste projecto serão instalados 5 pequenos radio telescópios, denominados "Small Radio Telescope" (SRT), um em cada um dos seguintes países: França, Portugal, Espanha, Polónia e Roménia. Com coordenação europeia a cargo da Universidade de Paris VI Pierre et Marie Curie, a coordenação desta iniciativa em Portugal é do NUCLIO (Núcleo Interactivo de Astronomia), representante português do projecto "European Hands-on Universe". Participam no projecto os seguintes países: França, Polónia, Roménia, Espanha, Grécia, Chipre, Bélgica, Portugal, Reino Unido, Suécia e Alemanha. O projecto é financiado pelo programa COMENIUS da Comissão Europeia.