E agora Eu sou Galileu

2009-02-27
Em 2009, ano em que celebramos os 400 anos das observações de Galileu, o mundo vai ter mais gente a olhar para os céus. Em Portugal, uma iniciativa da Comissão para o Ano Internacional da Astronomia (AIA) propõe a todos os portugueses que por alguns minutos se transformem em Galileu. O programa E agora Eu sou Galileu promove a reprodução das observações do cientista. Observações que revolucionaram a nossa forma de ver o Universo. Ao longo de todo o ano serão promovidas sessões de observação com telescópios para observar diversos astros: Vénus, Júpiter, Lua, Saturno, Sol, Plêiades, etc.

Descoberto o mais pequeno exolaneta (até ao momento)!

2009-02-26
O satélite francês COROT observou o mais pequeno exoplaneta (planeta localizado fora do sistema solar) descoberto até hoje. O COROT-Exo-7b tem um diâmetro ligeiramente inferior ao dobro do diâmetro do nosso planeta, logo com maior probabilidade ter vida como a que conhecemos na Terra. O exoplaneta COROT-Exo-7b foi observado indirectamente através da diminuição do brilho da estrela em torno da qual orbita quando a sua trajectória se interpôs entre a Terra e a referida estrela, como se pode ver no gráfico que acompanha a imagem artística da ESA. A missão COROT é uma missão francesa, do CNES, mas conta também com a colaboração da ESA, da Áustria, da Bélgica, da Alemanha, do Brasil e da Espanha.