Solstício de Inverno ao vivo em Newgrange

2008-12-20
Newgrange é um dos mais antigos monumentos neolíticos, com um propósito astronómico conhecido. Evidências arqueológicas e astronómicas indicam que terá sido construído há cerca de 5000 anos, sendo portanto anterior ao conhecido monumento de Stonehenge. No final de um túnel com 18m encontra-se uma câmara funerária que fica iluminada durante o nascer do Sol no Solstício de Inverno. Terá sido construído com finalidades religiosas e como um observatório astronómico que marcaria o final de um ano e o início de outro. Foi descoberto em 1960 e desde então vários observadores tem acompanhado o fenómeno no local. Para quem não tem a possibilidade de ir até lá fica aqui o convite para acompanhar em directo a transmissão de imagens que serão obtidas no dia 21 de Dezembro e transmitidas em directo.
Mais...

Hubble descobre dióxido de carbono em planeta extra-solar

2008-12-10
O Telescópio Espacial Hubble permitiu a descoberta de dióxido de carbono na atmosfera de um planeta extra-solar. Este é um passo importante na descoberta, na atmosfera de planetas que orbitam outras estrelas, de moléculas ligadas à vida, tal como a conhecemos na Terra. Observações anteriores do planeta HD 189733b efectuadas pelo Hubble e também pelo Telescópio Espacial Spitzer, já tinham permitido detectar vapor de água e metano na atmosfera deste planeta. Esta descoberta e as técnicas utilizadas para a fazer são muito encorajadoras para os futuros utilizadores do Telescópio Espacial James Webb (JWST). O JWST poderá permitir realizar este tipo de estudo em planetas de tipo terrestre com massas iguais ou algumas vezes superiores à massa da Terra.
Mais...

Relato e imagens da ocultação de Vénus do dia 1 de Dezembro

2008-12-04
Na última newsletter referimos o espectáculo proporcionado pela Lua, Vénus e Júpiter ao anoitecer de dia 1 de Dezembro. O que não referimos, porque ocorria durante o dia em Portugal, foi o facto que a Lua iria mesmo passar em frente de Vénus. O que se segue é o relato das observações e algumas das imagens obtidas por um grupo de aguerridos astrónomos amadores.
Mais...