2009 - Ano Internacional da Astronomia

2007-12-22
O ano de 2007 termina em grande, as Nações Unidas proclamaram 2009 como o Ano Internacional da Astronomia. A proposta foi feita pela Itália, país de Galileo e o grande homenageado em 2009. Trata-se de uma celebração dos 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileo Galilei, que mudaram a nossa forma de perceber o Universo. Portugal desde já aparece em grande destaque. O coordenador internacional do projecto é um astrofísico Português, Pedro Russo. Já estão garantidas a presença de cerca de 100 países nas celebrações durante 2009. A organização conta ainda com a participação de 14 nós organizacionais, como por exemplo NASA, ESO, ESA e o Global HOU, projecto em que o NUCLIO participa e cuja associação formal será criada em 2008 e cuja sede será em Portugal.

Telescópio HET detecta atmosfera de exoplaneta

2007-12-07
Pela primeira vez, um telescópio na Terra detecta a atmosfera de um planeta fora do nosso Sistema Solar. Investigadores da Universidade do Texas em Austin (EUA) utilizaram o telescópio HET do Observatório McDonald para observar a estrela HD189733 ao longo de um ano, obtendo espectros quando o exoplaneta HD189733b estava em trânsito e quando não estava. A análise dos espectros permitiu determinar o espectro de transmissão de HD189733b.