O gelo na superfície de Marte

2007-09-28
Uma equipa de cientistas concluiu que o líquido gelado na região do pólo sul de Marte é predominantemente água e não dióxido de carbono. Os investigadores identificaram a composição do gelo desta região ao determinarem a sua densidade com base nos dados de três sondas que orbitam Marte. O pólo sul de Marte contém o maior reservatório de água gelada do Sistema Solar interior, depois da Terra.
Mais...

Estrelas órfãs na cauda de uma galáxia

2007-09-21
Os astrónomos descobriram evidências de formação de estrelas na cauda de gás de uma galáxia. A cauda da galáxia ESO 137-001, formada pela aproximação da galáxia ao enxame de galáxias Abel 3627, estende-se por mais de 200 000 anos-luz, até bastante longe do corpo da galáxia. O resultado mais surpreendente foi o número de estrelas formadas na cauda: milhões de estrelas "órfãs". Esta descoberta sugere que as estrelas isoladas podem ser mais comum do que se pensava.
Mais...

Astronomia no Google

2007-09-21
O Google lançou no mês passado uma nova versão do Google Earth que inclui o Sky - uma nova aplicação que permite o utilizador viajar pela imensidão do céu, acedendo a imagens do Hubble e a conteúdos sobre os mais diversos objectos astronómicos. Por outro lado, o Google Moon foi actualizado esta semana, contando agora com novas imagens lunares de alta resolução e novos conteúdos multimédia da NASA.
Mais...