O lítio primordial

2006-08-18
A quantidade de lítio produzido no Big Bang calculada teoricamente é 2 a 3 vezes o valor de lítio que se mede nas atmosferas das estrelas mais velhas da nossa galáxia. O estudo de um conjunto de estrelas de um enxame globular permitiu provar que a discrepância entre o valor teórico e as evidências observacionais se deve ao facto das abundâncias dos elementos químicos nas atmosferas das estrelas diminuírem com o tempo. O efeito de difusão nas estrelas mais velhas é mais evidente que nas estrelas mais jovens.
Mais...

Chove sobre Titã

2006-08-10
Titã, a maior lua do Sistema Solar, tem uma atmosfera densa em azoto, muito difícil de se observar. Quando a Huygens (ESA) desceu a atmosfera de Titã e pousou na sua superfície, a 14 de Janeiro de 2005, os seus instrumentos obtiveram medições importantíssimas da atmosfera e superfície desta lua. Recentemente, dois estudos baseados em dados da missão Cassini/Huygens (NASA/ESA) estão a permitir descobrir o clima chuvoso desta lua de Saturno. Uma equipa, da Universidade do País Basco, sustenta que existem tempestades fortes de metano em Titã e que o metano desempenha o papel da água na Terra. O outro estudo, liderado pela Universidade de Colónia, conclui que chove quase permanentemente em Titã, embora seja uma chuva miudinha de metano.
Mais...

As manchas vermelhas de Júpiter

2006-08-04
Observações realizadas com um dos Telescópio Keck (Caltech/NASA) produziram imagens de alta resolução no infravermelho próximo da Grande Mancha Vermelha e da nova Mancha Vermelha Jr. de Júpiter. As duas manchas, que têm quase a mesma cor quando observadas no visível, revelam-se bastante distintas no infravermelho. A Mancha Vermelha Jr. é muito mais escura, o que poderá dever-se a uma de duas hipóteses: as suas nuvens mais altas estão abaixo das nuvens mais altas da Grande Mancha Vermelha; ou as suas nuvens tempestuosas são menos densas. A Grande Mancha Vermelha de Júpiter é uma tempestade que dura há pelo menos 340 anos; por sua vez, a Mancha Vermelha Jr. formou-se entre 1998 e 2000 a partir de três manchas brancas, tendo-se tornado vermelha em Dezembro passado.
Mais...