Swift observa os primeiros minutos de uma hipernova

2005-08-26
Observações realizadas pela sonda Swift (NASA) permitiram que se observasse os primeiros minutos após as fulgurações de raios gama de longa duração, precursoras das hipernovas. Os dados mostram claramente que o fim das estrelas de maior massa não se fica por uma única explosão, mas sim por várias. Esta é uma nova visão da morte de uma estrela de massa elevada, que obrigará a teoria a reescrever-se.

Descoberto primeiro sistema triplo de asteróides

2005-08-14
Os sistemas binários de asteróides são comuns, o que levou os cientistas a ansiarem pela descoberta de sistemas múltiplos de asteróides mais numerosos. O primeiro sistema triplo de asteróides foi agora descoberto, com base em observações realizadas com o Telescópio Yepun, do VLT (ESO), utilizando o sistema de óptica adaptativa NACO. Desde 2001 que se conhecia um satélite do asteróide 87 Sylvia, mas agora foi identificado um segundo companheiro, menor e mais próximo. As observações permitiram ainda estimar a massa e densidade de 87 Sylvia, que indicam que o sistema pode ter-se formado a partir de fragmentos da colisão de dois asteróides primordiais.

Spitzer descobre quasares escondidos

2005-08-13
Os quasares são núcleos galácticos activos (NGAs) cuja energia provém de gigantescos buracos negros, os maiores que existem no Universo, residentes no coração de galáxias distantes. Até agora, o número previsto de quasares não correspondia ao que se observava, facto que era atribuído à não detecção devido às barreiras de poeira galáctica que os encobrem. Mas os perspicazes olhos infravermelhos do Telescópio Espacial Spitzer (NASA) conseguiram penetrar através destas barreiras, descobrindo aquela que pode ser a, há muito procurada, população de buracos negros cheios de apetite e conhecidos como quasares. Numa pequena porção do céu, o Spitzer detectou 21 quasares escondidos por poeira, confirmados com observações posteriores realizadas com o radiointerferómetro VLA (NRAO) e com o Telescópio Herschel.

Discovery regressa em segurança

2005-08-10
O vaivém espacial Discovery (NASA) regressou ontem à Terra em segurança, após quase 14 dias no espaço. Esta é a primeira missão de um vaivém desde o acidente ocorrido com o Columbia, há dois anos e meio. O regresso do Discovery, planeado para segunda-feira, teve de ser adiado por um dia devido às condições atmosféricas desfavoráveis na Florida; visto estas não terem melhorado, o local de aterragem foi trocado pela Base da Força Aérea Edwards, na Califórnia. A missão teve como objectivo levar mantimentos e equipamento à Estação Espacial Internacional (ISS), realizar diversos trabalhos de manutenção e reparação da ISS, assim como testar técnicas de reparação do próprio vaivém. Depois de atracar na ISS, a tripulação efectuou três passeios no espaço para executar algumas das tarefas, incluindo a substituição de um dos giroscópios da Estação Espacial, a instalação de um plataforma externa na Estação e a reparação do escudo de aquecimento do vaivém.

Spitzer descobre componentes da vida no Universo primitivo

2005-08-04
O telescópio espacial Spitzer (NASA) é o primeiro telescópio a conseguir identificar as complexas moléculas - hidrocarbonetos policíclicos aromáticos - que se considera serem as bases da vida, num período muito remoto do Universo – há cerca de 10 mil milhões de anos. O Spitzer detectou estas moléculas em galáxias distantes, pertencentes a uma época em que o Universo tinha apenas ¼ da sua idade actual, e onde estava a ter lugar um processo intenso de formação de estrelas. Dez vezes mais brilhantes do que as galáxias do nosso Universo local, estas galáxias estão encobertas por grandes quantidades de poeira e quase não se detectam no visível, mas são fortes emissoras de radiação infravermelha, facilmente detectada pelo Spitzer.

Astrónomos clamam a descoberta de um décimo planeta

2005-08-02
Uma equipa de astrónomos anunciou a descoberta de um novo planeta do nosso Sistema Solar. 2003UB313 é um objecto da Cintura de Kuiper, mas por ser do tamanho de Plutão, ou maior, deve ser classificado como planeta. A descoberta deve-se a observações realizadas com o Telescópio Samuel Oschi, no Observatório Palomar. Actualmente, 2003UB313 encontra-se a 97 Unidades Astronómicas do Sol e é o objecto conhecido mais distante no Sistema Solar. O verdadeiro tamanho do novo planeta é ainda desconhecido por não se saber o seu albedo - mas cálculos para um albedo de 1 impõem como limite inferior o tamanho de Plutão. Os descobridores apontam para que o novo planeta seja uma vez e meia o diâmetro de Plutão.