Chandra localiza matéria em falta

2005-02-23
O Observatório de Raios-X Chandra (NASA) descobriu duas nuvens intergalácticas gigantescas de gás quente difuso. Estas nuvens constituem a maior prova, até agora conseguida, de que a matéria bariónica em falta, há muito procurada e que compreende cerca de metade dos átomos e iões que se calcula poderem existir no Universo, se pode encontrar numa vasta rede cósmica de gás quente.
Mais...

Astrónomos descobrem primórdios da formação de um mini sistema solar

2005-02-18
As luas orbitam planetas e os planetas orbitam estrelas. Agora os astrónomos descobriram que os planetas também podem orbitar corpos celestes de massa quase tão pequena como a dos próprios planetas. O telescópio Spitzer descobriu um disco de material de formação planetária em torno de uma anã castanha de massa muito reduzida – apenas 15 vezes superior à de Júpiter. Esta descoberta, que parece estar relacionada com a génese de um pequeno sistema solar, vem levantar uma série de novas questões em relação à formação dos planetas.
Mais...

Estrela banida da Via Láctea

2005-02-16
Uma equipa de astrónomos do Centro Smithsonian para a Astrofísica (EUA), liderada por W. Brown, descobriu uma estrela que está a deixar a nossa Galáxia, a uma velocidade de 2,4 milhões de quilómetros por hora. Esta velocidade incrível resultou de uma aproximação da estrela ao buraco negro central da nossa Galáxia, cujo efeito gravitacional a lançou na direcção exterior da Via Láctea - a estrela irá distanciar-se da Galáxia e passará a viajar sozinha pelo espaço intergaláctico.
Mais...

A Teoria do Grande Impacto aplicada ao sistema Plutão-Caronte

2005-02-11
A evolução de Plutão e da sua única lua, Caronte, pode ter algo em comum com a Terra e a nossa Lua: um grande impacto no passado distante. R. Canup (Caltech/SwRI, EUA) realizou simulações de hidrodinâmica das partículas para modelar o sistema Plutão-Caronte e reproduziu as massas relativas e o momento angular do sistema a partir de uma colisão de dois objectos da jovem Cintura de Kuiper, com diâmetros entre 1600 e 2000 km.
Mais...

As estrelas têm um valor máximo de massa

2005-02-11
O limite superior de massa das estrelas é um parâmetro crítico para compreendermos vários assuntos, principalmente a formação de estrelas. Num artigo publicado recentemente e intitulado “Confirmação estatística do limite superior da massa de uma estrela”, S. Oey, da Universidade de Michigan (EUA), e C. J. Clarke, do Instituto de Astronomia de Cambridge (Inglaterra), descrevem o estudo de 12 associações OB da Via Láctea e da Grande Nuvem de Magalhães, e concluem que que o limite superior da massa de uma estrela situa-se entre 120 e 200 massas solares.
Mais...

Telescópio Integral revela historial do buraco negro central da Via Láctea

2005-02-09
Há algum tempo que se sabe que o centro da nossa galáxia hospeda um buraco negro de massa elevadíssima, mas bastante sossegado. Observações recentes, efectuadas pelo Observatório de Raios Gama INTEGRAL (ESA), revelam que, há 350 anos, este buraco negro era muito mais activo, libertando uma quantidade de energia 1 milhão de vezes superior àquela que liberta actualmente. Descoberto o passado, os cientistas esperam agora que outro pico de actividade volte a registar-se num futuro próximo, de modo a ser possível definir o ciclo de actividade do buraco negro.
Mais...

Superenxames de estrelas podem formar-se por coalescência

2005-02-02
O Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA) obteve imagens que revelam a existência de três enxames estelares jovens, compreendidos numa área de 100 anos-luz de diâmetro, imersa na região de formação activa de estrelas denominada NGC 5461. Esta descoberta vem trazer alguma luz sobre o processo de formação dos superenxames e dos enxames globulares de estrelas, indicando que eles se formam por coalescência de enxames mais pequenos.
Mais...