Qual a idade da Via Láctea?

2004-08-20
Pela primeira vez, a abundância de berílio foi medida em estrelas não evoluídas dum enxame globular velho. Utilizando o espectrómetro UVES no VLT (ESO), uma equipa de astrónomos obteve espectros de duas estrelas pertencentes ao enxame globular NGC 6397, assim como de uma estrela de campo vizinha. A comparação com espectros sintéticos permitiu então determinar a abundância de berílio destas estrelas. A determinação do conteúdo de berílio nestas estrelas é extremamente útil, pois permite determinar a idade da nossa Galáxia. O resultado, 13600±800 milhões de anos, indica que provavelmente a Via Láctea é um dos membros fundadores da população galáctica do Universo.

Duas novas luas de Saturno

2004-08-20
Duas novas luas de Saturno foram descobertas pela sonda Cassini/Huygens (NASA/ ESA/ASI). Com os nomes provisórios S/2004 S1 e S/2004 S2, estes satélites orbitam o planeta gigante a 194000 e a 211000 quilómetros do centro do planeta, entre as já conhecidas luas Mimas e Enceladus. Com 3 e 4 quilómetros de diâmetro, podem ser os corpos mais pequenos até agora detectados à volta do planeta dos anéis. O total de luas conhecidas de Saturno é actualmente 33.

Chandra revela calor no centro da Via Láctea

2004-08-02
O Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, revelou provas da existência de gás extremamente quente numa vasta região do centro da Via Láctea. Uma equipa de astrónomos, utilizando o poder de resolução único do Chandra, estudou uma região de cerca de 100 anos-luz de extensão, no centro da Galáxia. Removendo 2357 fontes pontuais de raios-X devidas a estrelas de neutrões, buracos negros, anãs brancas, estrelas em primeiro plano e galáxias em plano de fundo, o que restou foi uma radiação difusa e irregular de uma nuvem de gás à temperatura de 10 milhões de graus Celsius, mergulhada noutra de raios-X de energia superior com a característica espectral de um gás a 100 milhões de graus Celsius.