Se procura novas Terras, procure poeira

2004-03-29
Se astrónomos alienígenas de um sistema solar distante tivessem estudado o Sol há 4,5 mil milhões de anos, teriam eles podido ver sinais de uma Terra recém-formada em órbita desta inócua estrela amarela? Pois a resposta é "Sim!". Modelos computacionais recentes mostram que o anel de poeira em órbita de uma estrela jovem contém a assinatura da formação de planetas rochosos, ou seja, do tipo terrestre.
Mais...

Saturno observado em raios-X surpreende astrónomos

2004-03-26
O Observatório de Raios-X Chandra (NASA) observou Saturno durante cerca de 20 horas em Abril de 2003. A imagem deste planeta gigante e gasoso revelou que a sua emissão de radiação X está concentrada perto do equador do planeta, surpreendendo os astrónomos, pois Júpiter, também um planeta gigante e gasoso, tem a emissão de raios-X concentrada principalmente nas regiões perto dos pólos. Explicar a intensidade e a distribuição da emissão de radiação X de Saturno é agora um desafio lançado aos teóricos.
Mais...

INTEGRAL resolve mistério dos raios gama do centro da nossa Galáxia

2004-03-25
O Observatório de Raios Gama INTEGRAL (ESA) observou o centro da nossa Galáxia e, onde outros observatórios viam uma emissão difusa de raios gama moles, o INTEGRAL viu uma centena de fontes individuais que produzem quase a totalidade da radiação gama mole do centro galáctico. Estas fontes de raios gama podem constituir uma nova classe de objectos de raios gama, até agora desconhecida.
Mais...

Uma irrequieta estrela jovem amadurece na nebulosa da Roseta

2004-03-22
Despido do seu envólucro opaco devido à intensa radiação ultravioleta produzida por estrelas de grande massa próximas, o objecto estelar jovem Rosette HH1 é possivelmente um dos últimos da sua geração nesta região do espaço. Este é um dos raros casos em que uma protoestrela é visível, proporcionando informação valiosa que ajudará a entender as dificuldades que as estrelas jovens enfrentam ao tentar formar-se num ambiente tão violento.
Mais...

Fontes enigmáticas de raios-X apontam para possível nova população de buracos negros

2004-03-18
Observações de quatro galáxias próximas de nós (M 101, M 83, M 51 e NGC 4697), realizadas pelo observatório de raios-X Chandra (NASA), revelaram uma possível nova classe de objectos. Estas fontes, designadas fontes de raios-X quase-moles por terem temperaturas entre as fontes de raios-X duras (tipicamente estrelas de neutrões, ou buracos negros) e as fontes de raios-X moles (anãs brancas) podem representar uma nova população de buracos negros - os buracos negros de massa intermédia - com massas várias centenas de vezes maior que a massa do Sol.
Mais...

Sedna, o objecto mais distante do Sistema Solar até agora detectado

2004-03-17
Uma equipa de astrónomos descobriu um planetóide, 2003 VB12, que se encontra a 13 mil milhões de quilómetros (90 UA), o que faz dele o objecto mais distante no Sistema Solar a ser detectado até hoje. Outras características distinguem este objecto: a sua grande dimensão (entre 1/2 e 3/4 do tamanho de Plutão); a sua cor vermelha, pois a seguir a Marte, é o objecto mais vermelho do Sistema Solar; e a sua órbita extremamente elíptica, que leva a especular tratar-se de um objecto da Nuvem de Oort. Os descobridores do planetóide baptizaram-no de Sedna, em honra da deusa do Oceano Árctico dos Inuits (esquimós), devido à sua temperatura gélida: -240°C.
Mais...

Rover Opportunity reúne fortes evidências de um passado de água líquida em Marte

2004-03-16
Opportunity (NASA), um dos rovers da missão norte-americana para a exploração de Marte, obteve fortes provas de que a região do Meridiani Planum já teve água líquida. O rover encontrou evidências tanto na composição química das rochas (a presença de sulfatos), como na aparência física das rochas (por exemplo, nichos onde sais cristalizaram), que argumentam a favor de ter existido, no passado, água líquida naquela região.
Mais...

Cientistas observam explosão de estrela de neutrões em tempo real

2004-03-15
Cientistas do Instituto Canadiano para a Astrofísica Teórica observaram, com um detalhe sem precedentes, um remoinho de gás quente a poucos quilómetros da superfície de uma estrela de neutrões que, por sua vez, é uma esfera com apenas cerca de 16 quilómetros de diâmetro. Esta nova observação trouxe uma visão mais profunda dos fluxos dos discos de acreção ao redor de estrelas de neutrões e possivelmente também de buracos negros.
Mais...

As galáxias mais distantes: observações a partir do Espaço

2004-03-12
Há uma semana, o ESO anunciou ter descoberto uma galáxia com um desvio para o vermelho de 10 (correspondente a 13 230 milhões de anos-luz de distância), batendo folgadamente o recorde da galáxia mais distante que se conhecia até então. Agora, uma imagem obtida com o Telescópio Espacial Hubble (NASA/ESA) revela o retrato mais profundo do Universo visível. A exposição de um milhão de segundos de uma região que recebeu o nome de Campo Ultraprofundo do Hubble (HUDF, do inglês Hubble Ultra Deep Field) revelou galáxias com desvios para o vermelho até 12.
Mais...

VLT detecta fulgurações infravermelhas provenientes de Sgr A*

2004-03-12
Pela primeira vez foi detectada radiação infravermelha, sob a forma de fulguração, proveniente de Sgr A*, o buraco negro existente no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Esta descoberta foi feita por acaso, durante uma sessão de observação do centro galáctico conduzida num dos telescópios de 8,2 m do VLT. Esta radiação é interpretada como sendo o último grito de material que, na vizinhança do horizonte de acontecimentos, se encontra em queda inexorável para o buraco negro.
Mais...

As galáxias mais distantes: observações a partir da Terra

2004-03-11
Em apenas um mês, o recorde da galáxia mais distante que se conhece foi batido sucessivamente: a 15 de Fevereiro, foi descoberta uma galáxia na direcção do enxame de galáxias Abell 2218 com um desvio para o vermelho próximo de 7 (13 mil milhões de anos-luz de nós); a 9 de Março, uma equipa do Telescópio Espacial Hubble declara que obteve as imagens mais profundas de sempre, onde se detectam galáxias com desvios para o vermelho até 12! Mas entre estes dois acontecimentos, a 1 de Março, o ESO noticiou a descoberta de uma galáxia na direcção do enxame de galáxias Abell 1835 com um desvio para o vermelho de 10, ou seja, a cerca de 13,2 mil milhões de anos-luz de nós! Esta detecção foi feita a partir da Terra, com o instrumento ISAAC montado num dos telescópios do VLT.
Mais...

Lente gravitacional revela o coração de uma galáxia distante

2004-03-04
As lentes gravitacionais formam imagens múltiplas de objectos muito distantes, como por exemplo, quasares. A Teoria da Relatividade prevê a formação de um número ímpar de imagens, mas é muito mais comum só se detectarem duas ou quatro imagens dos objectos distantes. Num trabalho recente, observações em rádio permitiram detectar a terceira imagem de um quasar longínquo, PMN J1632-00333. Trata-se da imagem central, que cai em cima do centro da galáxia que actua como lente. A descoberta da terceira imagem é, por si só, um grande acontecimento, mas é acrescida ainda pela importância que tem o facto desta imagem conter informação sobre o centro da galáxia que actua como lente, nomeadamente, do seu buraco negro central de massa elevada. O estudo destas imagens centrais permite conhecermos melhor o centro de galáxias demasiado longínquas para serem estudadas directamente.
Mais...

Nuvens de hidrogénio neutro detectadas à volta da galáxia de Andrómeda

2004-03-02
Uma equipa de astrónomos realizou a primeira detecção conclusiva do que parecem ser "tijolos" que sobraram da formação da galáxia de Andrómeda, a galáxia espiral gigante mais próxima da Via Láctea. Esta descoberta poderá ajudar os cientistas a compreenderem a estrutura e evolução da Via Láctea e de todas as galáxias espirais. Poderá ainda ajudar a explicar porque é que certas estrelas jovens em galáxias maduras contêm uma quantidade muito menor de elementos químicos pesados do que as suas contemporâneas.
Mais...