Medição da distância a um pulsar resolve mistérios astrofísicos

2003-08-29
Uma equipa de astrónomos utilizou o radiointerferómetro Very Long Baseline Array para determinar com precisão a distância a um pulsar, PSR B0656+14. Esta medição resolveu uma disputa sobre o local de nascimento do pulsar, permitiu aos astrónomos determinarem o tamanho desta estrela de neutrões e, possivelmente, ainda resolveu um mistério sobre os raios cósmicos. PSR B0656+14 encontra-se na constelação dos Gémeos e no centro dum remanescente de supernova, o Anel de Monogem.
Mais...

Estudo da galáxia Circinus altera a nossa visão do centro das galáxias activas

2003-08-27
Observações realizadas com o radiointerferómetro Australian Telescope Long Baseline Array permitiram concluir que os fluxos de matéria que saem do buraco negro central da galáxia activa Circinus têm a forma de cones largos, e não de jactos relativistas, longos e estreitos. Isto poderá querer dizer que no núcleo central desta galáxia, a envolver o buraco negro de massa elevada, encontra-se um disco de gás e poeira em forma de panqueca, e não em forma de um donut, como é comum considerar-se.
Mais...

Oposição de Marte na noite de 27 de Agosto é um recorde na história da Humanidade!

2003-08-25
Na próxima oposição de Marte, a 27 de Agosto, a distância da Terra ao planeta vermelho será de apenas 55,76 milhões de quilómetros, ou seja, 37% da distância Terra-Sol. Desde o ano 57 537 AC que os dois planetas não se encontravam tão próximos um do outro. Durante Agosto e Setembro, Marte, com a sua cor alaranjada, é o objecto mais brilhante no céu nocturno, depois da Lua. É uma excelente altura para se tentar observar, com telescópio, pormenores da superfície marciana, tais como as calotes polares e as regiões escuras.
Mais...

Adiado o lançamento da sonda SMART-1

2003-08-25
A primeira sonda europeia cujo destino é a Lua, a SMART-1 da ESA, será lançada pelo Ariane 5 (ESA) a partir de Kourou, na Guiana Francesa, em breve. O lançamento, inicialmente previsto para a noite de 28 de Agosto e já uma vez adiado para a noite de 3 de Setembro, foi agora novamente adiado, mas ainda sem data marcada. Depois de ser colocada numa órbita geostacionária de transferência, o seu motor de propulsão eléctrica permitir-lhe-á alcançar a Lua em 16 meses. Espera-se que a SMART-1 realize importantes estudos da Lua, assim como que teste e demonstre tecnologias inovadoras e essenciais para as futuras missões espaciais mais longínquas.
Mais...

Encontros de estrelas nos enxames globulares dão origem a binários de raios-X

2003-08-20
O observatório de raios-X Chandra (NASA) confirmou que encontros próximos de estrelas em enxames globulares originam sistemas binários emissores de raios-X. As interacções entre estrelas ocorrem frequentemente nos enxames devido à elevada densidade de estrelas. Embora raramente colidam, as estrelas aproximam-se o suficiente para formarem sistemas binários, ou para que estrelas pertencentes a binários troquem de companheiras. Estes dois processos são responsáveis pelo elevado número de binários de raios-X em enxames globulares, que têm um processo de formação diferente dos seus primos fora dos enxames globulares e devem ter uma grande influência na evolução dos enxames.
Mais...

A miragem cósmica mais próxima – descoberto um complexo sistema de lente gravitacional

2003-08-18
Uma miragem cósmica, RXS J1131-1231, foi observada com o telescópio de 3,6 m do ESO no Observatório de La Silla (Chile). Trata-se de um sistema de lente gravitacional constituído por, pelo menos, 4 imagens do mesmo quasar, assim como por uma imagem em forma de anel da galáxia onde reside o quasar (o anel de Einstein). A galáxia que provoca esta ilusão óptica é uma galáxia elíptica e também é visível na imagem. Este é o quasar mais próximo de nós observado por lente gravitacional.
Mais...

Foi obtido o primeiro mapa celeste de neutrinos de alta energia!

2003-08-13
O telescópio AMANDA II (do inglês Antartic Muon and Neutrino Detector Array) situado no pólo Sul, cujo princípio de detecção é baseado em pequenos detectores de luz enterrados no gelo a 1,5 km de profundidade, permitiu aos astrónomos obter o primeiro vislumbre do céu visto em neutrinos de alta energia.
Mais...

XMM-Newton descobre aglomerados de galáxias muito remotos

2003-08-12
O satélite de raios-X XMM-Newton (ESA) obteve a imagem em raios-X mais profunda e com maior campo de visão alguma vez conseguida. Estas observações, complementadas por dados obtidos com os grandes telescópios terrestres, permitiram aos astrónomos descobrir novos aglomerados de galáxias.
Mais...

Os halos de matéria escura das galáxias foram mapeados pela primeira vez

2003-08-11
O tamanho e a forma dos halos de matéria escura que envolvem as galáxias foram determinados para 1,5 milhões de galáxias. O estudo desta amostra indica que os halos escuros têm uma dimensão mais de 5 vezes superior à parte visível das galáxias. Os resultados vêm ao encontro da teoria da matéria escura fria, que também prevê o achatamento dos halos escuros.
Mais...

A mais precisa contagem de estrelas até hoje!

2003-08-08
Há mais estrelas no céu do que todos os grãos de areia em todas as praias e desertos da Terra. Este é o resultado do cálculo de maior precisão até hoje do número de estrelas no Universo conhecido. O número ronda os 70 mil triliões de estrelas (7x1022)!
Mais...

Descobertas duas caudas em raios-X emanando da estrela de neutrões Geminga

2003-08-07
Usando o telescópio espacial de raios-X europeu XMM-Newton (ESA), os astrónomos descobriram duas caudas com uma extensão de 3 biliões de quilómetros, que emanam da enigmática estrela de neutrões Geminga. Esta descoberta ajuda-nos a compreender melhor as condições físicas extraordinárias existentes nas proximidades das estrelas de neutrões.
Mais...

Gás molecular no quasar mais distante que se conhece

2003-08-06
Astrónomos encontraram evidências de formação de estrelas no objecto mais primitivo do Universo que se conhece. Foi detectada a assinatura de monóxido de carbono na radiação infravermelha emitida pelo quasar J1148+5251, o quasar mais distante que se conhece, sugerindo que a formação de estrelas já ocorria apenas 800 milhões de anos após o Big Bang.
Mais...

GALEX observa centenas de galáxias no ultravioleta

2003-08-05
O telescópio espacial Galaxy Evolution Explorer (GALEX), da NASA, lançado em 28 de Abril de 2003, já obteve imagens no ultravioleta de centenas de galáxias, tanto próximas como muito longínquas. A radiação ultravioleta revela aspectos únicos relativos aos processos de formação e evolução das galáxias.
Mais...

Desvendando os segredos das galáxias anãs

2003-08-04
Estudos recentes de galáxias esferoidais anãs revelam alguns segredos sobre estas galáxias, principalmente no que respeita à matéria escura que possuem. Prevê-se que estes estudos revelem, pela primeira vez, os verdadeiros limites de uma galáxia. Esta poderá ser a chave para a compreensão de como se formam galáxias gigantes, que se crê que sejam formadas a partir da colisão, fusão e/ou coalescência de galáxias anãs.
Mais...

Estrelas ricas em metais tendem a ter planetas

2003-08-01
Os astrónomos têm vindo a dizer que apenas 5% das estrelas têm planetas. Um novo estudo realizado por Debra Fischer e Jeff Valenti da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), mostra agora que as estrelas abundantes em metais pesados têm uma probabilidade 5 vezes maior de albergar planetas. Se olharmos para estrelas ricas em metais, 20% têm planetas. Os metais são as sementes dos planetas.
Mais...