Hubble fotografa "bolha dupla" na Grande Nuvem de Magalhães

2002-12-13
O telescópio espacial Hubble (HST- ESA/NASA) fotografou N30B com a câmara WFPC2 utilizando vários filtros. Trata-se de uma nebulosa de reflexão cuja forma lembra um amendoim. Esta "bolha dupla" encontra-se dentro de uma nebulosa maior, DEM L 106, que pertence à Grande Nuvem de Magalhães - uma galáxia satélite da nossa Via Láctea, a 160 000 anos-luz de nós.

Hubble mede rigorosamente a massa de um planeta extra-solar

2002-12-12
A aguçada visão do telescópio espacial Hubble (HST - NASA/ESA) permitiu que uma equipa internacional de astrónomos aplicasse uma técnica de astrometria nunca antes utilizada para efectuar uma medição precisa da massa de um planeta fora do nosso sistema solar. O planeta Gliese 876b foi descoberto em 1998 por um método baseado em espectroscopia e estimava-se que a sua massa se situasse entre 1,9 e 100 vezes a massa de Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Agora, a precisão dos resultados do Hubble colocam a massa do planeta entre 1,89 e 2,4 vezes a massa de Júpiter, sendo a primeira massa dum planeta extra-solar a ser determinada por astrometria. A equipa de investigação, liderada por Thierry Forveille (Observatório do Havai e Grenoble, France), tem o seu trabalho publicado na revista da especialidade Astrophysical Journal Letters, em Dezembro 2002.

Chandra identifica primeiro binário de buracos negros

2002-12-03
Pela primeira vez, os cientistas têm provas de que dois buracos negros de massa muito elevada existem juntos numa mesma galáxia. As observações realizadas pelo observatório espacial de raios-X Chandra (NASA) revelaram que o núcleo de uma galáxia extraordinariamente brilhante, conhecida por NGC 6240, contém não um, mas dois buracos negros gigantes activos. Estes buracos negros encontram-se a orbitar um em torno do outro, prevendo-se que a sua fusão acontecerá daqui a várias centenas de milhões de anos, dando origem a um buraco negro ainda maior num evento catastrófico que libertará enormes quantidades de radiação e ondas gravitacionais.

Astrónomos descobrem vida na Terra observando a Lua!

2002-12-02
Agora que a busca de planetas extrasolares, isto é, planetas em torno de estrelas distantes, se tornou de certa maneira uma rotina, os cientistas começam a estar interessados em dar o próximo passo: encontrar planetas extra-solares que possam albergar vida tal como a entendemos hoje. Para isto, os astrónomos precisam de saber que indicações da presença de vida deverão procurar na luz que nos chega destes planetas longínquos. Astrónomos do Centro Harvard-Smithsonian para a Astrofísica (CfA, EUA) identificaram tais assinaturas da presença de vida mediante o estudo da luz que a Terra emite para o espaço e que nos é devolvida pelo lado escuro da Lua.