Encontrado gelo em Marte!

2002-05-29
Observações efectuadas com instrumentos a bordo da 2001 Mars Odyssey 2001 (NASA), levaram à descoberta inesperada de uma grande quantidade de água sob a superfície de Marte. Esta é a prova mais directa da existência de água, sob a forma de gelo, debaixo da superfície de Marte. A grande surpresa consistiu na quantidade de água detectada ser muito superior à que se esperava: é suficiente para encher duas vezes o lago Michigan, um dos grandes lagos dos EUA!
Mais...

Guarda-tempestades terrestre

2002-05-29
Observações realizadas pela sonda IMAGE revelaram que o topo da ionosfera terrestre serve como um escudo de calor, absorvendo energia das tempestades solares e reduzindo, assim, a sua capacidade de aquecer a atmosfera inferior. Mas desta acção resulta uma nuvem de plasma quente que envolve todo o planeta, com temperaturas da ordem dos milhões de graus Celsius, e responsável pela ocasional destruição dos satélites posicionados em órbitas elevadas e intermédias.
Mais...

Nova evidência a favor da matéria escura

2002-05-29
Cientistas obtiveram resultados que indicam que galáxias distantes estão rodeadas por centenas de galáxias anãs invisíveis. Esta descoberta reforça a teoria de que a matéria escura fria constitui a maior parte da matéria no nosso Universo.
Mais...

A natureza do mais rápido binário de estrelas

2002-05-23
Observações efectuadas nos últimos dois ano pelo VLT (ESO-Chile), e pelo telescópio italiano TNG (Ilhas Canárias, Espanha), permitiram que um grupo de astrónomos internacionais descobrisse a verdadeira natureza dum sistema binário estelar excepcional. Descoberto como uma fonte de raios-X variável, confirmou-se agora que se trata de um sistema binário de duas anãs brancas cujo período orbital é o mais curto de todos os binários estelares conhecidos. A sua composição química indica a existência de uma zona extremamente quente numa das estrelas, responsável pela emissão da radiação X. O sistema encontra-se numa fase transitória da sua evolução, raramente observada.
Mais...

Enxames de galáxias podem ajudar a explicar a energia escura do Universo

2002-05-02
Acredita-se que o Universo está impregnado de uma força invisível - energia escura - que o faz expandir cada vez mais rapidamente. Efectuando levantamentos de desvios para o vermelho (redshifts) de enxames de galáxias, os astrónomos esperam poder aprender mais sobre esta força misteriosa, e sobre a estrutura e geometria do Universo.
Mais...

Quando as galáxias colidem

2002-05-02
O satélite Chandra revelou a melhor imagem em raios-X até hoje obtida da Arp 220. Este galáxia resulta da fusão de duas galáxias, um processo que terá sido iniciado há cerca de 10 milhões de anos, e que prossegue. O estudo detalhado desta colisão entre gigantes permitirá avanços na compreensão da evolução das galáxias desde o Universo primordial até hoje.
Mais...

O telescópio espacial XMM-Newton da ESA prova que as supernovas podem causar fulgurações de raios gama.

2002-05-02
O telescópio espacial XMM-Newton observou uma fulguração de raios gama que ocorreu a 11 de Dezembro de 2001. As observações indicam que a radiação detectada pelo XMM-Newton provinha de uma camada esférica de material em expansão, material que foi ejectado por uma supernova recente, e aquecido por raios gama. Ou seja, tudo indica que a fulguração teve origem numa violenta supernova.
Mais...