Espectacular jacto de raios-X do quasar PKS 1127-145

2002-02-20
Observações, pelo satélite de raios-X CHANDRA, do quasar PKS 1127-145 levam à descoberta de um espantoso jacto de raios-X com a extensão de mais de 1 milhão de anos-luz originado pelo buraco negro situado no centro do quasar. Uma segunda descoberta revela que a quantidade de oxigénio existente numa galáxia situada entre nós e o quasar é apenas 20% daquela observada em estrelas típicas da nossa galáxia.
Mais...

Descoberto novo método na selecção de possíveis sistemas planetários

2002-02-19
Uma equipa de astrónomos da ESA encontrou a primeira evidência directa da existência de um anel de poeira em torno do nosso Sistema Solar. A confirmação da existência deste anel, que começa depois de Saturno, permitirá aos astrónomos determinarem as estrelas da Galáxia com maior probabilidade de albergar planetas, possibilitando uma pré-selecção de estrelas a serem observadas pelas futuras missões da ESA destinadas à procura de planetas extra-solares: Eddington e Darwin.
Mais...

Supernova responsável por catástrofe na Terra?

2002-02-13
A explosão de uma supernova nas proximidades da Terra, há 2 milhões de anos, pode ter sido responsável pelo desaparecimento de algumas formas de vida marinha. A nova teoria associa informação proveniente de diferentes áreas de investigação, nomeadamente a paleontologia, a geologia e astronomia.
Mais...

TIMED inicia estudo da zona limite da atmosfera

2002-02-12
O satélite TIMED (Termosfera, Ionosfera, Mesosfera, Energética e Dinâmica), da NASA, terminou o período de testes e verificações pós-lançamento com sucesso e iniciou o estudo científico de uma das últimas fronteiras da atmosfera terrestre.
Mais...

Processo de formação dos asteróides simulado em laboratório

2002-02-07
Astrónomos da Universidade de Hokkaido, no Japão, conduziram um conjunto de experiências de colisões com grãos de matéria orgânica, imitando os grãos de poeira da nebulosa solar, de modo a compreenderem como se formam os asteróides. Os resultados sugerem um novo modelo de formação dos asteróides, mais de acordo com os dados observacionais segundo os quais existe menos matéria na cintura de asteróides do que aquela que era prevista por modelos anteriores.
Mais...

Em busca de sinais da existência de vida

2002-02-04
O "Terrestrial Planet Finder" (TPF), uma missão do Jet Propulsion Laboratory (JPL, NASA) a ser lançada em 2014, consiste num conjunto de telescópios que usará técnicas de interferometria no infravermelho para detectar planetas extrasolares do tipo da Terra, sendo capaz de detectar eventuais sinais de vida nas atmosferas desses planetas.
Mais...