Hubble revela as primeiras imagens de uma kilonova

2013-08-06

À esquerda: a Wide Field Camera 3 do Hubble revelou, a 13 de Junho de 2013, um brilho de luz infravermelha na origem da fulguração de raios gama, designada por GRB 130603B, ocorrida na galáxia SDS J112848.22+170418.5, a 4 mil milhões de anos-luz da Terra. À direita: quando o Hubble observou o mesmo local a 3 de Julho, a fonte havia desaparecido. O brilho extinguindo-se forneceu provas de que se tratava da bola de fogo de brilho em queda de um novo tipo de fulguração estelar denominado kilonova. Crédito: NASA, ESA, N. Tanvir (University of Leicester), A. Fruchter (STScI), and A. Levan (University of Warwick).
O Telescópio Espacial Hubble
forneceu recentemente as mais firmes evidências até agora obtidas de que as fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
de curta duração, ou GRB curtas (short Gama-Ray Bursts), são produzidas pela fusão
de dois pequenos objectos estelares extremamente densos.

A prova foi obtida pela detecção de um novo tipo de explosão estelar, denominado kilonova, que resulta da energia liberada quando um par de objectos compactos se fundem. O Hubble observou, no mês passado, a bola de fogo de brilho
enfraquecido de uma kilonova, após uma breve fulguração
de raios gama
ocorrida numa galáxia
a quase 4 mil milhões de anos-luz
da Terra. Já se previa que uma kilonova acompanhasse uma GRB de curta duração, mas nunca antes tinha sido observada.

"Esta observação resolve finalmente o mistério da origem das fulgurações de raios gama de curta duração", disse Nial Tanvir, da Universidade de Leicester, no Reino Unido. Tanvir lidera a equipa de investigadores que usou o Hubble para estudar a recente GRB curta. "Muitos astrónomos, incluindo o nosso grupo, já haviam obtido uma grande quantidade de provas de que as fulgurações de raios gama de longa duração (com duração superior a dois segundos) são produzidas pelo colapso de estrelas
de grande massa
. Mas tínhamos apenas provas circunstanciais e insuficientes de que as fulgurações curtas eram produzidas pela fusão de objectos compactos. Este resultado surge agora como a confirmação definitiva dessa ideia".

A kilonova é cerca de 1000 vezes mais brilhante do que uma nova causada pela erupção de uma anã branca
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
. A explosão de uma estrela de grande massa, uma supernova
, pode ser até 100 vezes mais brilhante que uma kilonova. As fulgurações de raios gama são misteriosos flashes de intensa radiação
de alta energia que surgem a partir de direcções aleatórias no espaço. As fulgurações curtas duram no máximo poucos segundos, mas às vezes produzem brilhos remanescentes (afterglows), ténues, em luz visível
e infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
, que perduram por várias horas ou dias. Os afterglows têm ajudado os astrónomos a determinar que as GRBs ocorrem em galáxias distantes.

Os astrofísicos já previam que as GRBs de curta duração fossem criadas quando duas estrelas de neutrões
extremamente densas num sistema binário se movem juntas em espiral. Este evento acontece à medida que o sistema emite radiação gravitacional, criando pequenas ondas no tecido do espaço-tempo
espaço-tempo
O espaço-tempo é um conceito único introduzido por Albert Einstein no âmbito da Teoria da Relatividade Geral, que reconhece a união do espaço e do tempo.
. A energia dissipada pelas ondas faz com que as duas estrelas fiquem mais próximas. Nos milissegundos finais antes da explosão as duas estrelas fundem-se numa espiral de morte que expele material altamente radioactivo. Este material é aquecido e expande-se, emitindo uma fulguração.

Num artigo recente, Jennifer Barnes e Daniel Kasen, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, e do Lawrence Berkeley National Laboratory, apresentaram novos cálculos antevendo o aspecto das kilonovas. Previram que o mesmo plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
quente que produz a radiação iria também bloquear a luz visível, fazendo com que o reservatório de energia da kilonova emitisse luz no infravermelho-próximo ao longo de vários dias.

A oportunidade inesperada para testar este modelo surgiu a 3 de Junho, quando o telescópio espacial Swift
Swift Gamma-ray Burst Explorer
O observatório espacial Swift é uma missão da NASA em colaboração com outros países, lançada em Novembro de 2004 e com uma duração prevista de 2 anos. O objectivo é estudar as fulgurações de raios gama em vários comprimentos de onda. Para tal, conta com três instrumentos: o Burst Alert Telescope (BAT), que monitoriza o céu em raios gama à procura das fulgurações, o telescópio de raios-X XRT e o telescópio óptico e ultravioleta UVOT.
, da NASA
, captou a fulguração de raios gama extremamente brilhante, catalogada como GRB 130603B, ocorrida na galáxia SDS J112848.22+170418.5, a 4 mil milhões de anos-luz da Terra. Embora a fulguração inicial durasse apenas um décimo de segundo, foi cerca de 100 mil milhões de vezes mais brilhante do que o subsequente flash da kilonova.

De 12 a 13 de Junho, o Hubble procurou a localização da explosão inicial, avistando um fraco objecto vermelho. Uma análise independente dos dados, realizada por uma outra equipa de investigação, confirmou a detecção. Observações posteriores do Hubble, a 3 de Julho, revelaram que a fonte tinha desaparecido, proporcionando a prova chave de que o brilho infravermelho
se deveu a uma explosão que acompanhou a fusão de dois objectos.

Os resultados surgiram a 3 de Agosto numa publicação especial da edição on-line da revista Nature.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2013/29/text/