Gigantesca proeminência solar

2002-07-04

Imagem obtida pela sonda SOHO, na risca de emissão do hélio a 304 Å. Crédito: ESA/NASA.
Uma enorme proeminência solar, visível na região do extremo ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
(aqui visível na risca de emissão
risca de emissão
Uma risca de emissão é uma risca brilhante num espectro de luz. Corresponde à emissão de radiação num determinado comprimento de onda devido à transição de um electrão de um nível energético mais elevado para um nível energético mais baixo de um átomo ou molécula. As riscas de emissão, tal como as de absorção, contêm informação sobre a composição química e as condições físicas do material que as produzem.
do hélio ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
a 304Å) foi observada em plena erupção no Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, no passado dia 1 de Julho. As proeminências são enormes nuvens de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
ejectado da superfície solar, e relativamente frias quando comparadas com o meio que as rodeia, a ténue e quente corona solar.

Os campos magnéticos
campo magnético
O campo magnético é a região em torno de um corpo na qual é detectada uma força magnética. Os campos magnéticos actuam apenas em partículas electricamente carregadas. Campos magnéticos fracos são por exemplo gerados por efeito de dínamo no interior dos planetas e luas, enquanto que campos magnéticos mil milhões de vezes mais fortes podem ser gerados em estrelas e galáxias. Os campos magnéticos são capazes de controlar o movimento de gás ionizado e até moldar a forma dos corpos por eles actuados.
do Sol geram enormes forças que propulsionam as partículas carregadas para fora da superfície solar. Esta linha espectral de emissão, mostra que a cromosfera
cromosfera solar
A cromosfera é a região da atmosfera do Sol imediatamente acima da fotosfera e abaixo da coroa solar. A densidade vai decrescendo e a temperatura vai subindo rapidamente à medida que nos afastamos da superfície do Sol. Na baixa cromosfera, mais densa (10-8 a 10-13 g/cm3), constituída por hidrogénio neutro frio (a 7500 K) e que se estende por cerca de 4000 km; e a alta cromosfera, com uma extensão de 12 000 km, menos densa (10-16 g/cm3) e formada por hidrogénio ionizado quente (106 K). É na cromosfera solar que ocorrem muitos dos fenómenos de actividade solar: as espículas, as regiões activas, as proeminências e os filamentos, e as fulgurações solares.
superior possui uma temperatura de 60000 graus Kelvin, aproximadamente. Para termos uma ideia da escala desta imagem, a proeminência da figura estende-se por uma distância equivalente a 30 vezes o diâmetro terrestre. Podemos observar ainda uma segunda proeminência de menores dimensões, visível no lado superior direito.

Numa segunda imagem, composta pela sobreposição de várias imagens, é possível observar como a proeminência evoluiu, minutos mais tarde, na forma de ejecção de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
coronal (EMC) cuja duração foi cerca de hora e meia. É possível observar como se moveu o plasma ao longo desse intervalo de tempo, através do campo de visão do instrumento LASCO C2 a bordo da sonda SOHO
Solar Heliospheric Observatory (SOHO)
O SOHO é uma sonda espacial concebida para a observação e estudo do Sol. O seu obectivo é analisar a estrutura da coroa, do vento solar e ainda obter informação sobre a dinâmica interna do Sol. O SOHO insere-se num projecto internacional de cooperação entre a NASA e a ESA. A sonda foi lançada a 2 de Dezembro de 1995 e posteriormente colocada em órbita do Sol.
. Pode ver a imagem da ejecção de massa coronal em http://sohowww.nascom.nasa.gov/pickoftheweek/July1_2002_series.jpg

Estima-se que em cada ejecção de massa coronal sejam expelidos cerca de mil milhões de toneladas
tonelada (t)
A tonelada (t) é uma unidade de massa equivalente a 1000 kg.
de matéria, viajando a milhões de quilómetros por hora, no espaço. Estas ejecções de matéria representam um perigo relativo para os seres humanos, devido a toda a instrumentação presente na órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
terrestre da qual dependemos fortemente hoje em dia. No entanto, esta proeminência de 1 de Julho não se dirige para o nosso planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
, o que significa que as nossas telecomunicações não serão afectadas.

Fonte da notícia: http://sohowww.nascom.nasa.gov/pickoftheweek/