Competição “Cientista da Cassini por um dia” – Edição 2012

2012-09-25
Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do concurso “Cientista da Cassini por um dia”. Esta competição pretende dar a todos participantes a experiência de como é ser-se cientista da Cassini. Todos os alunos dos 10 aos 18 anos são convidados a submeter uma composição de 500 palavras a explicar a sua escolha de entre três alvos a serem observados pela sonda Cassini
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
que orbita o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
.

Transforma-te num cientista da Cassini por um dia!

A equipa da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
/ASI que trabalha na missão Cassini-Huygens reservou tempo de observação e irão usá-lo para tirar as imagens que fazem parte desta competição. Os participantes têm de escolher um dos três alvos que a Cassini irá observar e escrever uma composição que justifique a sua escolha.

Qual destes alvos escolherias?
Para entrar na competição os participantes devem estudar cada um destes três alvos que a Cassini irá observar e decidir qual deles acham que terá um melhor retorno científico. Os três alvos são:
1. Pan – a lua pastora
2. O Anel F
3. Saturno

A competição em Portugal

A competição é destinada a alunos entre os 10 e 18 anos e a data limite para entrega dos trabalhos é 3 de Dezembro de 2012.

As composições devem ser submetidas através do coordenador nacional. Um painel composto por três júris irá selecionar os vencedores.

Os vencedores da competição levada a cabo pelos estados membros da ESA, estados europeus cooperantes da ESA e da rede Europlanet irão receber ainda um certificado e brindes especiais da ESA. As composições serão ainda publicadas no site da ESA.

Aprende mais sobre a missão Cassini-Huygens

A missão Cassini-Huygens é um projeto internacional entre a NASA, ESA e a Agência Espacial Italiana (ASI). Em 2004, após uma viagem de quase sete anos a sonda composta por dois módulos: a Cassini pertencente à NASA e a Huygens da ESA, foi a primeira sonda a entrar em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
em torno de Saturno.
Em Janeiro de 2005, a sonda Huygens alcançou a superfície de Titã, uma das luas de Saturno. Esta aterragem é a única que teve lugar no Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
exterior e a mais longínqua já alguma vez feita.
A sonda Cassini atualmente encontra-se a orbitar Saturno fornecendo aos cientistas muita informação sobre este planeta gigante e as suas luas.

Os dados que foram recebidos na Terra enviados pela sonda Huygens, bem como os dados que ainda hoje são recebidos da Cassini, são estudados por centenas de cientistas em todo o mundo. Muitos dos cientistas participantes nesta missão internacional de exploração e descoberta são europeus.

Mais informação em:
http://www.esa.int/SPECIALS/Education/SEM1JMDY37H_0.html
http://saturn.jpl.nasa.gov/education/scientistforaday11thedition/

Cartaz formato A4 em PDF

Fonte:
ESA/NASA/Europlanet

Para mais informação sobre o concurso em Portugal, por favor contacte:
Lina Canas
Email: lina.canas@gmail.com