Éris tem mais massa que Plutão

2007-06-15

Éris e a sua lua, Dismonia, pelo Hubble. Crédito: NASA/ESA, M. Brown (Caltech).
Éris é um planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
anão, descoberto em 2005 com o telescópio Samuel Oschin no Observatório de Palomar, por M. Brown (Caltech), C. Trujillo (Observatório Gemini
Observatório Gemini
O Observatório Gemini é constituído por dois telescópios idênticos de 8,1 metros, um no Observatório de Mauna Kea, no Havai (Gemini Norte) e outro no Cerro Pachón, no Chile (Gemini Sul). As localizações estratégicas dos telescópios providenciam uma cobertura total do céu do Norte e do Sul. O Gemini é um consórcio internacional entre os Estados Unidos da América, o Reino Unido, o Canadá, o Chile, a Austrália, a Argentina e o Brasil, e é operado pela AURA.
) e D. Rabinowitz (Universidade de Yale). A descoberta de Éris foi um dos factores que levaram a União Internacional Astronómica a definir em Agosto de 2006 os termos "planeta" e "planeta anão", e que teve como consequência a despromoção de Plutão
Plutão
Plutão é, na maior parte do tempo, o nono e último planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas devido à sua órbita excêntrica, durante algum tempo aproxima-se mais do Sol do que Neptuno. É um planeta singular em muitos aspectos: é o mais pequeno (cerca de 1/500 o diâmetro da Terra), tem uma composição muito rica em gelos, possui a órbita mais excêntrica e inclinada em relação à eclíptica, e tem, tal como Úrano, o seu eixo de rotação muito inclinado (122º) em relação à eclíptica.
a planeta anão.

M. Brown e E. Schaller (Caltech) observaram com o Telescópio Espacial Hubble
) e com o Telescópio Keck
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
(Caltech/NASA) e deduziram que a densidade
de Éris é cerca de 2 g/cm3. Isto significa que o planeta anão é provavelmente constituído por rocha e gelo, tal como Plutão. Observações anteriores já tinham estabelecido o seu diâmetro: 2400 km. Os astrónomos concluíram que Éris tem uma massa
27% superior à massa de Plutão.

A análise dos espectros indicam que Éris tem uma camada de metano que emergiu do interior e congelou na superfície. Tal como com Plutão, o metano sofreu alterações químicas, provavelmente devido à fraca radiação
solar, que fez com que a camada de metano avermelhasse. Contudo, a camada de metano em Éris é mais amarelada que a superfície de Plutão, talvez por se encontrar mais afastado do Sol

Éris demora 560 anos a completar uma volta em torno do Sol. Actualmente encontra-se perto do seu afélio
afélio
O afélio é o ponto em que um corpo, que possui uma órbita elíptica em torno do Sol, se encontra a maior distância do Sol.
, a 97 UA
unidade astronómica (UA)
Unidade de distância, definida como a distância média entre a Terra e o Sol, que corresponde a 149 597 870 km, ou 8,3 minutos-luz.
, ou seja, 97 vezes a distância da Terra ao Sol. No periélio
periélio
O periélio é o ponto da órbita de um corpo que orbita o Sol em que este se encontra mais próximo do Sol.
, chega a estar a apenas 38 UA, ou seja, cruza a órbita
de Plutão. Compare-se com Plutão, que tem um período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
de 250 anos, uma distância ao Sol no afélio de 50 UA e no periélio de 30 UA.

Éris é ligeiramente mais frio que Plutão.

Disnomia é o único satélite de Éris que se conhece. Tem cerca de 150 km de diâmetro e orbita o planeta anão a 37 000 km, com um período de 16 dias.

Fonte da notícia: http://mr.caltech.edu/media/Press_Releases/PR13003.html