Eclipse total da Lua na noite de 3 de Março!

2007-03-02

Em cima: esquema que ilustra a geometria que produz a sombra e a penumbra da Terra. Quando a Lua passa pela sombra ou penumbra da Terra, ocorre um eclipse. Crédito: adaptado de F. Espenak (www.MrEclipse.com). Em baixo: ilustração dos diferentes trajectos da Lua quando ocorrem eclipses lunares.
Um eclipse
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
total da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
não é um fenómeno raro. Contudo, o último ocorreu a 27 de Outubro de 2004, há já quase dois anos e meio. Em 2007, teremos o privilégio de poder assistir a dois eclipses totais lunares, sendo o primeiro no próximo Sábado, a 3 de Março de 2007. Este será um eclipse favorável para ser observado na Europa, pois ocorrerá quando a Lua já está alta no céu e a uma hora que não exige grandes noitadas.

O horário das diversas fases do eclipse é:
Entrada na penumbra: 20h16
Entrada na sombra: 21h29
Início da totalidade: 22h43
Máximo do eclipse total: 23h20
Fim da totalidade: 23h57
Saída da sombra: 1h11
Saída da penumbra: 2h25

Os eclipses lunares
eclipse lunar
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua de forma a projectar a sua sombra na Lua. Um eclipse lunar pode ser total (se a Lua atravessar completamente a sombra da Terra), parcial (se atravessar parcialmente a sombra da Terra) e penumbral (se a Lua apenas atravessar a penumbra da Terra). Um eclipse lunar só ocorre em fase de Lua Cheia e nas alturas do ano em que a Lua se encontra muito perto do plano da eclíptica.
podem ser observados a olho nu sem qualquer risco - basta olhar para o céu. Contudo, pode tornar-se uma experiência mais emocionante se for observado com uns binóculos ou com um telescópio.

Grupos e associações astronómicas, em vários pontos do país, estarão com os seus telescópios a observar este espectáculo da Natureza e convidam-vos a aparecer.

Em particular, o NUCLIO estará no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal (S. Pedro do Estoril, junto à Marginal) e o CA2000 estará no Instituto Geográfico do Exército.

Se não quiser sair de casa, ou se estiver mau tempo, consulte em
http://www.pt.euhou.net/
transmissões ao vivo do eclipse tal como é observado em diversos locais da Europa!

Mais sobre o NUCLIO na Ponta do Sal em: http://www.nuclio.pt/projectos/000063.html


online !!!>"> online !!!>"> online !!!>"> online !!!>">