Asteróides em fusão estão na origem da formação da Terra

2005-06-29

Terra - paisagem vulcânica. Crédito: Andrew Harris.
Uma nova e importante investigação, documentando como a Terra se terá formado a partir de asteróides
em fusão
há 4,5 mil milhões de anos, foi publicada na Nature, a 16 de Junho. O artigo, sobre os oceanos de magma em asteróides no Sistema Solar
em formação ("Widespread magma oceans on asteroidal bodies in the early Solar System"), é da autoria de Richard Greenwood e Ian Franchi, do Instituto de Pesquisa em Ciências Planetárias e Espaciais (PSSR) da Universidade Aberta do Reino Unido.

Segundo Greenwood, a importância desta pesquisa assenta no facto de ela poder demonstrar que os eventos e processos relacionados com os asteróides, ocorridos durante o nascimento do Sistema Solar, determinaram a composição da Terra nos dias de hoje.

Há 4,5 mil milhões de anos, imediatamente após a formação do Sistema Solar, surgiram pequenos corpos planetários, com alguma fusão capaz de produzir rochas de tipo vulcânico. Através da análise de meteoritos
meteorito
Um meteorito é um corpo sólido que entra na atmosfera da Terra (ou de outro planeta), sendo suficientemente grande para não ser totalmente destruído pela fricção com as partículas da atmosfera, e assim atingir o solo. Os meteoritos dividem-se em três categorias, segundo a sua composição: aerolitos (rochosos), sideritos (ferro) e siderolitos (ferro e rochas).
, os investigadores da Universidade Aberta do Reino Unido puderam ver de que forma os processos ocorridos nos asteróides contribuíram para a formação da Terra.

No seu artigo, Greenwood e Franchi mostram que alguns dos asteróides sofreram fusão em larga escala, com a formação de oceanos profundos de magma. Posteriormente ter-se-ão tornado estratificados, com formações rochosas menos densas junto à superfície e mais densas nas regiões interiores. Uma vez que os corpos de grandes dimensões, como a Terra, crescem por agregação de outros corpos mais pequenos, estes resultados vêm lançar uma nova luz sobre o processo de formação dos planetas

Assim, os investigadores sugerem que, no ambiente caótico e rico em impactos do Sistema Solar primitivo, uma quantidade significativa das camadas exteriores destes asteróides fundidos terá sido removida, para vir a fazer parte da Terra em crescimento. Este processo parece explicar melhor a composição da Terra do que as teorias anteriores, que recorriam à existência de grandes quantidades de elementos leves no núcleo denso do nosso planeta, ou então a materiais primordiais desconhecidos.

Os investigadores apontam ainda para observações astronómicas recentes, que mostram que estes processos também são importantes em outros sistemas planetários, tais como o que existe em torno da estrela