Fogo-de-artifício na galáxia NGC 6946

2005-01-05

Imagem da galáxia espiral NGC 6946, obtida pelo Telescópio Gemini Norte. Crédito: Gemini Observatory & Travis Rector, University of Alaska Anchorage.
O Telescópio Gemini Norte
Observatório Gemini
O Observatório Gemini é constituído por dois telescópios idênticos de 8,1 metros, um no Observatório de Mauna Kea, no Havai (Gemini Norte) e outro no Cerro Pachón, no Chile (Gemini Sul). As localizações estratégicas dos telescópios providenciam uma cobertura total do céu do Norte e do Sul. O Gemini é um consórcio internacional entre os Estados Unidos da América, o Reino Unido, o Canadá, o Chile, a Austrália, a Argentina e o Brasil, e é operado pela AURA.
obteve uma imagem extremamente nítida de NGC 6946, uma galáxia
espiral virada de frente para nós e que se encontra a uma distância entre 10 e 20 milhões de anos-luz
, na fronteira entre as constelações
de Cefeu e do Cisne. NGC 6946, descoberta por Sir William Herschel em 1798, apresenta um grande número de nascimentos e mortes de estrelas
elevada.

No último século, oito supernovas
explodiram nos braços desta galáxia: em 1917, 1939, 1948, 1968, 1969, 1980, 2002 e 2004. NGC 6946 é a galáxia mais fértil em supernovas nos últimos 100 anos! Compare-se com a Via Láctea
, onde a taxa destas explosões de supernova é cerca de uma por século, e apenas quatro foram registadas no último milénio. A última supernova observada na nossa Galáxia foi na constelação de Ofiúco, em 1604.

Para sustentar esta taxa de actividade de supernovas, NGC 6946 tem de formar estrelas de massa elevada, que evoluem muito rapidamente, a um ritmo alucinante. Por razões ainda desconhecidas, a sua taxa de formação de estrelas é muito maior do que a de galáxias de grandes dimensões na nossa vizinhança. E é justamente o elevado número de berçários estelares que lhe dá a sua aparência colorida.

A maioria das galáxias, em particular as espirais, apresentam regiões de formação de estrelas, constituídas essencialmente por hidrogénio ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.
– são as regiões HII. Estrelas jovens e quentes emitem grandes quantidades de radiação
que remove os electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
dos átomos
de hidrogénio, ionizando-o. Quando um ião
ião
Átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais electrões.
de hidrogénio recaptura um electrão, emite no comprimento de onda
dos 656 nm
nanómetro (nm)
O nanómetro (nm) é uma unidade de comprimento igual a um milionésimo do milímetro: 1nm = 10-6mm = 10-9m.
, enquanto o electrão regressa ao nível de energia mais baixo.

A imagem obtida pelo Telescópio Gemini Norte fez uso de um filtro específico (filtro Hα
filtro Hα
O filtro Hα é um filtro estreito (largura de aproximadamente 80 Å) centrado na risca de hidrogénio Hα (comprimento de onda de 6569 Å).
) para detectar esta radiação vermelha típica de regiões de formação de estrelas. Foram também utilizados filtros adicionais de forma a distinguir-se outros detalhes na galáxia, incluindo aglomerados de estrelas azuis de massa elevada, faixas de poeira e o núcleo amarelado, onde estrelas mais velhas dominam.

Fonte da notícia: http://www.gemini.edu/index.php?option=content&task=view&id=116