Swift - missão dedicada ao estudo das fulgurações de raios gama - finalmente lançada!

2004-11-22

Visão artística da Swift no espaço. Crédito: NASA.
O satélite Swift
Swift Gamma-ray Burst Explorer
O observatório espacial Swift é uma missão da NASA em colaboração com outros países, lançada em Novembro de 2004 e com uma duração prevista de 2 anos. O objectivo é estudar as fulgurações de raios gama em vários comprimentos de onda. Para tal, conta com três instrumentos: o Burst Alert Telescope (BAT), que monitoriza o céu em raios gama à procura das fulgurações, o telescópio de raios-X XRT e o telescópio óptico e ultravioleta UVOT.
) foi finalmente lançado no sábado, dia 20 de Novembro (3 dias após a primeira data prevista), pelo fogetão Boeing Delta II, a partir do Cabo Canaveral (Florida). A missão Swift é o primeiro observatório espacial multi-frequência dedicado a estudar as fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
(GRB).

A fulgurações
de raios gama
são as explosões mais energéticas do Universo, desde o Big Bang. Observam-se em todas as direcções do céu, a uma média de uma por dia e são explosões muito intensas, mas muito breves (entre alguns milissegundos e algumas centenas de segundos) de radiação
gama. Até agora, os cientistas têm relacionado as GRBs com o nascimento de um buraco negro
após a explosão de uma estrela
elevada, ou com a colisão de duas estrelas de neutrões
. Mas que outros fenómenos, mais ou menos exóticos, poderão dar origem a estas explosões?

Com a missão Swift, os cientistas passam a dispôr de um satélite dedicado a desvendar os mistérios das fulgurações de raios gama. O observatório Swift é composto por três telescópios que trabalham em conjunto e abranjem observações em raios gama, raios-X
, ultravioleta
e comprimentos de onda do visível
. Uma identificação de uma GRB pelo telescópio BAT (Burst Alert Telescope) faz com que, dentro de 20 a 75 segundos depois, o observatório tenha rodado automaticamente para que o telescópio de raios-X e o telescópio óptico e de ultravioletas possam observar a fulguração e seguir o seu pós-resplendor. A Swift também anunciará de imediato a localização do GRB para as estações terrestres, de forma a que as GRBs possam ser seguidas não só no espaço como também na Terra.

Os objectivos principais da missão Swift são: determinar a origem das fulgurações de raios gama; classificar as fulgurações de raios gama e procurar novos tipos; determinar como a onda de choque
evolui e interage com o meio circundante; estudar o Universo jovem através das fulgurações de raios gama; realizar o primeiro levantamento do céu em raios-X duros.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/mission_pages/swift/main/index.html