Trio de explosões leva cientistas a prever a iminência de supernovas

2004-10-06

Em cima: Fulgurações de raios-gama emitidas pelo núcleo de uma estrela em colapso. Visão artística. Em baixo: Imagem, simulada por computador, da distribuição das partículas no jacto que sai da estrela; as cores amarela e laranja correspondem a partículas de energia muito elevada, responsáveis pela emissão dos raios gama; a azul, as partículas de menor energia espalham-se em ângulos maiores para fora do jacto, dando origem aos frequentes flashes de raios-X. Crédito: NASA.
Três violentas explosões de raios-X
e raios gama
, observadas em três regiões completamente distintas do espaço, deixaram os cientistas expectantes. Estes fenómenos, que duraram apenas alguns segundos, foram interpretados como sistemas de alerta para explosões de supernovas
, capazes de começarem a revelar-se a qualquer momento.

As primeiras duas ocorrências tiveram lugar a 12 e a 16 de Setembro passado e traduziram-se sob a forma de flashes de raios-X. A terceira sucedeu a 24 de Setembro e tratou-se de uma explosão mais poderosa, na fronteira entre um flash de raios-X e uma fulguração de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
em pleno desenvolvimento. Se estes sinais forem indícios de supernovas, tal como se espera, os cientistas terão um instrumento para preverem antecipadamente a explosão de estrelas
de grande massa
e assim poderem estudar, do princípio ao fim, as explosões de supernova deste tipo.

As observações foram efectuadas por uma equipa do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) liderada por George Ricker, utilizando o satélite HETE-2
High Energy Transient Explorer (HETE)
Satélite da NASA, colocado em órbita a 9 de Outubro de 2000, concebido para efectuar o primeiro estudo, em múltiplos comprimentos de onda, das fulgurações de raios gama, possuindo instrumentos sensíveis aos raios ultravioleta, raios-X, e raios gama. Uma característica única deste observatório é a capacidade de localizar fulgurações de raios gama com uma precisão de 10 segundos arco e de, quase em tempo real, enviar a posição medida para uma rede de observatórios terrestres, o que permite uma rápida monitorização no rádio, infravermelho e visível.
, da NASA

As fulgurações de raios gama são o fenómeno mais poderoso que se conhece, para além do Big Bang. A maior parte delas parece estar relacionada com a explosão de uma supernova devido à morte de uma estrela de massa elevadíssima que degenera num buraco negro
; outras resultarão da fusão
de buracos negros ou de estrelas de neutrões
. Em qualquer dos casos, o evento produz dois jactos estreitos e orientados em direcções opostas, que transportam enormes quantidades de energia. Se um destes jactos apontar para a Terra, podemos observar esta energia sob a forma de uma fulguração
de raios gama.

Os flashes de raios-X, designados por XRFs (do inglês X-Ray Flash), foram descobertos em 2001 e assemelham-se às fulgurações de raios gama, mas numa versão menos energética e mais duradoura. Os flashes de raios-X detectados pelo HETE-2 são altamente energéticos, pelo que alguns cientistas pensam poderem ser fulgurações de raios gama observadas ligeiramente fora do ângulo da direcção do jacto, parecendo, por isso, mais fracas. Outra teoria é a de que a explosão estelar que causa o flash de raios-X é rica em bariões
barião
O barião é uma partícula constituída por três quarks. Os protões e os neutrões são bariões. Tal como os mesões, os bariões são um subconjunto dos hadrões, ou seja, das partículas sujeitas à interacção nuclear forte.
. Uma explosão rica em bariões produziria mais raios-X, enquanto que uma explosão rica em leptões
leptão
Partícula elementar sujeita à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional, mas não à interacção nuclear forte. Os leptões são fermiões - têm spin semi-inteiro. Os seis leptões que se conhecem actualmente são: o electrão, o muão, o tau, o neutrino do electrão, o neutrino do muão e o neutrino do tau.
produziria mais raios gama. Isto porque os bariões se movem mais lentamente que os leptões, produzindo uma emissão de menor energia.

Há cientistas que pensam que os flashes de raios-X nada têm a ver com as fulgurações de raios gama, não estando assim relacionados com a explosão de estrelas de massa elevadíssima como supernovas. Contudo, as observações realizadas no seguimento do evento de 24 de Setembro, ao qual foi dado o nome de GRB040924 (pela data a que foi observado), começam a sustentar a teoria de que se tratou de uma explosão cósmica contínua dos raios-X aos raios gama. Esta hipótese será confirmada se vier a detectar-se uma supernova na região do espaço de onde provêm os flashes de raios-X.

Descobriu-se ainda que os flashes de raios-X detectados pelo HETE-2 estão mais próximos da Terra que as fulgurações de raios gama até hoje observadas. Embora a ligação entre estas últimas e as explosões de supernovas já tenha sido estabelecida, estas supernovas estariam a distâncias demasiado grandes para poderem ser estudadas em detalhe. As emissões de raios-X poderão vir, assim, a revelar-se sinais de supernovas capazes de permitir uma observação detalhada.

Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/2004/0930grb.html