Pulsares trazem boas notícias aos caçadores de ondas gravitacionais

2003-12-26

Imagem artística do pulsar J0737-3039 e da sua companheira. O sistema emite ondas gravitacionais aqui ilustradas como distorções numa grelha do espaço-tempo. Crédito: John Row.
Pares de estrelas de neutrões
estrela de neutrões
Uma estrela de neutrões é o remanescente de uma estrela de massa elevada que explodiu como supernova. Trata-se de um objecto muito compacto constituído essencialmente por neutrões, com apenas cerca de 10 a 20 km de diâmetro, uma densidade média entre 1013 e 1015 g/cm3, uma temperatura central de 109 graus e um intenso campo magnético de 1012 gauss.
podem fundir-se e dar origem a uma torrente de ondas gravitacionais seis vezes mais frequentemente do que se pensava. Se assim for, a geração actual de detectores de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
de neutrões
neutrão
Partícula que, juntamente com o protão, constitui os núcleos atómicos. Exceptuando o hidrogénio, todos os átomos têm neutrões, e é o número de neutrões que determina o isótopo de determinado elemento químico. Os neutrões têm carga eléctrica neutra. Os neutrões são formados por três quarks (dois "d" e um "u"), são bariões (e hadrões) e o seu spin é um número semi-inteiro. Os neutrões livres declinam por decaímento beta, com um tempo de semi-vida de 10,8 minutos, originando um protão, um electrão e um neutrino. No núcleo atómico, o neutrão é tão estável quanto o protão.
poderá ser capaz de registar acontecimentos destes cada um ou dois anos, em vez de uma vez cada década - a previsão mais optimista até agora.

As ondas gravitacionais foram previstas pela Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein
Albert Einstein
(1879-1955). Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha. Como físico teórico, revolucionou a nossa compreensão do Universo. A sua contribuição para o avanço da Física Moderna foi única. Doutorou-se em 1905 pela Universidade de Zurique (Suíça), no mesmo ano em que interpretou o efeito fotoeléctrico, o movimento browniano, e lançou a Teoria da Relatividade Restrita. Publicou em 1916 a sua Teoria da Relatividade Geral e foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1921.
. Os astrónomos têm indicações indirectas da sua existência, mas nunca as detectaram directamente.

A nova estimativa da taxa de fusão
fusão
1- passagem do estado sólido ao líquido, por efeito do calor; 2- junção, união.
de estrelas de neutrões vem da descoberta de um sistema duplo de estrelas de neutrões - um pulsar chamado PSR J0737-3039 e uma estrela de neutrões companheira - realizada por uma equipa internacional com o radiotelescópio Parkes (CSIRO) de 64 m, na Austrália.

As estrelas de neutrões são esferas do tamanho de uma cidade, constituídas por uma forma da matéria extremamente densa e pouco comum. O pulsar é um tipo especial de estrela de neutrões, que gira e emite ondas de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
. PSR J0737-3039 e a sua companheira são apenas o sexto sistema binário de estrelas
sistema binário de estrelas
Designa-se por sistema binário de estrelas um sistema de duas estrelas que orbitam um centro de massa comum. Estrelas binárias são também usualmente designadas por estrelas duplas.
de neutrões conhecido. Situam-se a cerca de 1600 a 2000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
na nossa Galáxia
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
. Separadas entre si por uma distância de 800 000 quilómetros, cerca do dobro da distância da Terra à Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, as duas estrelas orbitam em torno uma da outra em apenas pouco mais de duas horas.

Sistemas com velocidades tão extremas têm de ser modelados com a Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein. A teoria prevê que o sistema está a perder energia sob a forma de ondas gravitacionais, numa espécie de dança da morte em que lentamente as estrelas se vão aproximando uma da outra, num movimento em espiral. Em 85 milhões de anos, as estrelas condenadas fundir-se-ão perturbando o espaço-tempo
espaço-tempo
O espaço-tempo é um conceito único introduzido por Albert Einstein no âmbito da Teoria da Relatividade Geral, que reconhece a união do espaço e do tempo.
e gerando uma torrente de ondas gravitacionais. Se isto acontecesse nos nossos tempos, poder-se-ia detectar com um dos actuais detectores de ondas gravitacionais como o LIGO-1, o VIRGO, ou o GEO.

A estimativa anterior da taxa de fusão de estrelas de neutrões tinha sido fortemente influenciada pelas características de um único sistema, o pulsar B1913+16 e a sua companheira. PSR B1913+16 foi o primeiro sistema binário relativista a ser descoberto e estudado, e também o primeiro a ser usado para provar a existência de radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
gravitacional.

PSR J0737-3039 e a sua companheira são um sistema ainda mais extremo e constituem agora o melhor laboratório para testar a previsão de A. Einstein do encolhimento orbital. Segundo as estimativas dos astrónomos, o seu tempo de vida será menor que o de PSR B1913+16, e pulsares como PSR J0737-3039 são provavelmente mais comuns do que os sistemas parecidos com PSR B1913+16. Os dois efeitos combinados levam a que a taxa de fusão de sistemas binários de estrelas de neutrões seja cerca de seis vezes maior do que se pensava. No entanto, o valor estimado depende das hipóteses que se fazem sobre a distribuição de pulsares na Galáxia.

Para o modelo de distribuição mais favorável, pode dizer-se com um nível de confiança de 95% que esta primeira geração de detectores de ondas gravitacionais poderia detectar um eventos de fusão cada um ou dois anos. Ou seja, talvez se tenha a oportunidade de estudar uma destas catástrofes cósmicas cada poucos anos, em vez de ter de esperar meia carreira profissional. Boas notícias para os caçadores de ondas gravitacionais!

Fonte da notícia: http://www.atnf.csiro.au/news/press/neutron_binary/