Balão TIGER bate recorde de voo na Antártida

2002-01-23

Um raio cósmico, neste caso um protão (a amarelo), atinge a alta atmosfera e produz uma chuva de outras partículas, a maior parte piões (a verde), que decaem para muões (a vermelho). Apenas uma pequena fração destes muões atingem a superfície da Terra. Crédito: SLAC - Universidade de Stanford, EUA.
Os balões científicos têm sido utilizados na observação do planeta
Terra e do universo nos últimos cinquenta anos. De dimensões variadas, elevam a grande altitude instrumentação apropriada ao estudo de diversos fenómenos físicos, entre eles, a radiação
gama, raios-x, raios cósmicos e radiação cósmica de fundo.

Um destes balões, o TIGER (Trans-Iron Galactic Element Recorder) da NASA
, bateu o recorde do voo mais longo, permanecendo quase 32 dias no ar. Lançado da estação McMurdo (Antártida), o TIGER completou duas órbitas
em torno do Pólo Sul.

Este balão foi especialmente concebido para estudar a origem dos raios cósmicos, partículas atómicas que viajam a velocidades próximas da velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
e que bombardeiam a nossa atmosfera
. Ao chocarem com os átomos
da atmosfera terrestre
, produzem cascatas de outras partículas, como por exemplo piões
pião
Partícula nuclear instável, de massa intermédia entre o protão e o electrão, é o mesão (e o hadrão) mais leve que se conhece. Acredita-se que seja a partícula mediadora da interacção forte, tal como os fotões o são para as interacções electromagnéticas. Existem três tipos de piões, com cargas eléctricas positiva, neutra e negativa (π+, π0, π-); os piões carregados decaiem para um muão e um neutrino, e o pião neutro decai para um muão e dois fotões.
e muões
muão (μ)
O muão negativo (μ-) é uma partícula elementar da classe dos leptões. As suas propriedades são idênticas às do electrão, excepto a sua massa, que é 207 vezes superior: mμ = 207me. O tempo de vida médio do muão é de 2,2 microsegundo. Os muões são produzidos na alta atmosfera pelo decaimento de piões. A antipartícula do muão negativo (μ-) é o muão positivo (μ+).

Em cada segundo que passa, cerca de 200 raios cósmicos, com energias da ordem de 1 000 000 eV
electrão-volt (eV)
O electrão-volt (eV) é uma unidade de energia que corresponde à energia adquirida por um electrão quando este é acelerado por uma diferença de potencial de um volt num campo eléctrico. 1 eV = 1,6 x 1012 erg = 1,60217733 x 10-19 J.
(1 electrão
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
volt
volt (V)
O volt (V) é a unidade SI de potencial eléctrico, de diferença de potencial, de tensão eléctrica e de força motriz. Um volt é a diferença de potencial eléctrico que existe entre dois pontos de um condutor eléctrico que transporta uma corrente de intensidade constante de 1 ampere quando a potência dissipada entre estes pontos é igual a 1 watt: 1 V = W A-1 = 1 Ω A = m2 kg s-3 A-1.
= 1.602x10-19 Joule), atingem um metro quadrado da Terra. Partículas com energias da ordem dos 10 000 000 000 000 000 000 eV só atingem a Terra, em média, uma vez por semana e por quilómetro quadrado.

Os raios cósmicos de menor energia têm origem na nossa própria Galáxia
, possivelmente na morte explosiva de estrelas
de grande massa
, as supernovas
. Os mais energéticos são, até ao momento, as partículas mais energéticas observadas na natureza, com energias centenas de milhões de vezes maiores do que as partículas produzidas nos maiores aceleradores de partículas do mundo. Os mecanismos físicos responsáveis pela produção de partículas com energias tão elevadas ainda não são conhecidos. Porém, acredita-se que estes raios cósmicos provêm de fora da nossa galáxia

Esta missão TIGER é extremamente importante, pois é a primeira experiência que possui resolução e sensibilidade suficientes para medir as abundâncias de todos os núcleos desde o ferro até ao zircónio, permitindo determinar se as fontes que produzem estes raios cósmicos são quentes ou frias e se são de gás ou de algo mais sólido.

Notícias sobre os balões científicos da NASA: http://www.wff.nasa.gov/~code820/about/news.htm