Hélio-3 na Via Láctea revela abundância da matéria no Universo primordial

2002-01-17
Astrónomos utilizando o rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
telescópio de Green Bank (EUA) conseguiram determinar a quantidade de matéria criada pelo Big Bang e confirmaram que essa matéria só é responsável por uma pequena fracção dos efeitos gravitacionais observados no Universo. Os cientistas conseguiram chegar a essa conclusão a partir da determinação da abundância de Hélio-3 (Hélio com somente um neutrão
e dois protões
protão
Partícula que, juntamente com o neutrão, constitui os núcleos atómicos. Todos os átomos têm pelo menos um protão e é o número de protões que determina o elemento químico do átomo. Os protões têm carga eléctrica positiva. Os protões são formados por três quarks (dois u e um d), são bariões (e hadrões), e o seu spin é um número semi-inteiro.
no seu núcleo) na Via Láctea

De acordo com a teoria, momentos após o Big Bang, protões e neutrões começaram a combinar-se dando origem a Hélio-3 e a outros elementos básicos. A avaliação precisa da quantidade destes elementos primordiais na nossa galáxia
permite inferir a quantidade de matéria que deve ter sido criada quando o Universo tinha apenas alguns minutos de idade.

Robert Rood, da Universidade da Virgínia, iniciou a sua procura de Hélio-3 na nossa galáxia em 1978. Naquela altura acreditava-se que o Sol
produzia este elemento no seu interior. Surpreendentemente, as observações de Rood indicaram que havia uma quantidade muito inferior ao que era previsto pelos modelos. A partir desta descoberta, Rood e seus colaboradores decidiram ampliar a sua procura e pesquisar em toda a Via Láctea. Após duas décadas de observações, independente das regiões observadas terem um maior ou menor número de estrelas
em formação, concluíram que a abundância relativa de Hélio-3 era constante.

Tendo em conta que os processos estelares parecem ter pouco ou mesmo nenhum impacto na quantidade de Hélio-3 na nossa galáxia, puderam tirar duas conclusões importantes. Em primeiro lugar, a necessidade de repensar os modelos de funcionamento interno de estrelas como o Sol. Em segundo lugar, o facto de a criação ou destruição de Hélio-3 na nossa galáxia não ter um valor apreciável, implica que o valor detectado é muito provavelmente igual à abundância de Hélio-3 primordial, criado pelo Big Bang.

Utilizando esse valor pode-se calcular a quantidade de matéria vulgar que deve ter sido criada na fase primordial do Universo. Considera-se matéria vulgar toda a matéria constituída por bariões
barião
O barião é uma partícula constituída por três quarks. Os protões e os neutrões são bariões. Tal como os mesões, os bariões são um subconjunto dos hadrões, ou seja, das partículas sujeitas à interacção nuclear forte.
, classificação de partículas subatómicas onde se incluem os protões e neutrões.

Este resultado está de acordo com outros estudos que também restringem a quantidade de matéria no Universo. Estes estudos indicam que a matéria que faz as estrelas, os planetas
e o Universo observável
Universo observável
Chama-se Universo observável a tudo o que pode ser observado até ao limite em que, no passado, e de acordo com os modelos teóricos, o Universo era opaco, ou seja, quando tinha uma idade de apenas cerca de 300 mil anos.
só é responsável por uma pequena fracção do efeito da gravidade no Universo.

A matéria escura
, que pode ser bariónica (pequenas estrelas, rochas, etc..) e não bariónica, é certamente a principal responsável pela gravidade que mantém as galáxias e as estruturas de larga-escala coesas.

Os astrónomos fizeram as suas medições a uma frequência
de 8.665 Ghz, que é a frequência naturalmente emitida pelo Hélio-3 ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.

Fonte da notícia: http://www.aoc.nrao.edu/pr/he3.html