A cor do Universo

2002-01-16

Evolução da cor do Universo. Crédito: Universidade Johns Hopkins, EUA.
Astrónomos da Universidade de Johns Hopkins (EUA) determinaram que a cor que veríamos se pudéssemos de alguma forma reunir toda a luz existente no Universo seria verde. Glazebrook e Baldry obtiveram este resultado ao estudarem milhares de galáxias
observadas pelo 2dF Galaxy Redshift Survey
Two Degree Field Galaxy Redshift Survey (2dF)
Trata-se de um levantamento espectroscópico para obtenção de desvios para o vermelho de 250 000 galáxias no hemisfério sul, realizado no Observatório Anglo-Australiano, situado na Austrália. Este levantamento permitirá obter um mapa a 3 dimensões do céu do sul.
- um levantamento de galáxias a diferentes desvios para o vermelho
desvio para o vermelho (z)
Designa-se por desvio para o vermelho (em inglês, redshift) o desvio do espectro de um objecto para comprimentos de onda mais longos. O desvio para o vermelho pode dever-se ao movimento do objecto a afastar-se do observador (desvio de Doppler), ou à expansão do Universo (desvio para o vermelho cósmico, ou gravitacional). O desvio para o vermelho cósmico permite estimar a distância a que o objecto se encontra: quanto maior o desvio, mais distante o objecto. O desvio de Doppler permite calcular a velocidade a que o objecto se desloca.
que totaliza mais de 200 000 galáxias a distâncias entre 2 e 3 mil milhões de anos-luz
da Terra e é conduzido pelo Observatório Anglo-Australiano.

Usando a parte visível do espectro electromagnético
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
, Glazebrook e Baldry combinaram os dados das galáxias do 2df para produzirem um espectro a que chamaram "espectro cósmico": a cada comprimento de onda
de luz visível
, o gráfico indica a intensidade emitida por todas as galáxias do "universo local". Este espectro foi transformado numa matriz de cores substituindo cada comprimento de onda pela cor vista pelo olho humano naquele comprimento de onda e variando a intensidade dessa cor de acordo com a intensidade do espectro cósmico. Segundo Baldry, a amostra de galáxias estudadas é suficientemente extensa, atingindo uma distância de vários milhares de milhões de anos-luz, de forma a ser verdadeiramente representativa.

O tom esverdeado final é o resultado da combinação da luz vermelha proveniente das estrelas
mais velhas e da luz azul procedente das estrelas jovens. O universo terá começado jovem e azul, tornando-se gradualmente esverdeado à medida que as populações de estrelas vermelhas apareciam. Conforme a taxa de produção de estrelas diminui ao longo do tempo e mais estrelas tornam-se vermelhas, a cor do Universo torna-se mais avermelhada. Eventualmente, todas as estrelas desaparecerão, ficando somente buracos negros
. Estes também poderão evaporar pelo processo de radiação
de Hawking e então nada restará excepto a luz que se tornará cada vez mais avermelhada com a eterna expansão do Universo.

O principal objectivo do projecto destes astrónomos é utilizar a luz das galáxias do 2df para comprovar teorias de formação estelar, comparando o espectro cósmico previsto pelos modelos com o obtido observacionalmente.

Fonte da notícia: http://www.jhu.edu/news_info/news/home02/jan02/color.html e http://www.pha.jhu.edu/~kgb/cosspec/