Lançamento da sonda Mars Express a 2 de Junho

2003-05-27

Plataforma de lançamento da sonda Mars Express em Baikonur, no Cazaquistão. Crédito: Piet Witteveen.
No próximo dia 2 de Junho, pouco antes das 7 da tarde em Lisboa (às 23.45 hora local no Cazaquistão), um lançador Soyuz-Fregat levantará do Cosmódromo de Baikonour, e a sonda Mars Express
Mars Express
Mars Express é uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) lançada a 2 de Junho de 2003 e que alcançou Marte em Dezembro de 2003. A Mars Express entrou numa órbita à volta de Marte, onde permanecerá a cumprir os seus objectivos: fotografar toda a superfície de Marte em alta resolução (e algumas áreas seleccionadas em super-resolução); mapear a composição mineral da superfície; mapear a composição da atmosfera e determinar a sua circulação global; estudar a estrutura do subsolo até uma profundidade de alguns quilómetros; estudar o efeito da atmosfera na superfície; determinar a interacção entre a atmosfera e o vento solar. A Mars Express levava a bordo o Beagle 2, que foi lançado para pousar na superfície de Marte, mas que nunca deu notícias e é considerado perdido.
, a primeira missão planetária da Agência Espacial Europeia
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
(da qual Portugal é membro), será enviada a caminho de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
. A missão recebeu luz verde para o lançamento, após alguns testes de última hora efectuados no dia 3 de Maio.

A janela de oportunidade para o lançamento da Mars Express dura apenas quatro semanas. No entanto, pouco antes da sonda ter deixado a França a caminho do Cazaquistão, os engenheiros descobriram uma falha num dos módulos de electrónica do aparelho. Tratou-se, segundo Rudi Schmidt (responsável máximo da sonda), de um dos módulos mais difíceis de retirar do aparelho.

Tendo em vista o tempo necessário para corrigir a falha, o lançamento foi então adiado de 23 de Maio para 6 de Junho, sensivelmente a meio da janela de lançamento. No entanto, devido à dedicação e perícia da equipa de engenheiros envolvida no projecto, a tarefa foi terminada mais cedo do que o inicialmente esperado, e o lançamento pode ser adiantado de novo.

A sonda já foi abastecida de combustível, um processo que demorou cerca de uma semana. Será então colocada no último andar do foguetão Soyuz, o módulo Fregat que, com o seu motor adicional, que é reiniciável, permite levar cargas mais pesadas que o habitual para trajectórias interplanetárias. O conjunto Soyuz-Fregat só depois será montado, sendo levado para a plataforma de lançamento quatro dias antes do grande momento.

A viagem até Marte levará 6 meses e, se tudo correr como o esperado, a nave deverá entrar em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de Marte no dia 26 de Dezembro. A contribuição europeia para a exploração do planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
vermelho está prestes a começar.

Para mais informações sobre a missão, poderá aceder ao site oficial da Mars Express nos seguintes sítios

http://www.portaldoastronomo.org/missoes/main_mars_express.php

http://www.sci.esa.int/marsexpress