INTEGRAL: uma janela para um Universo violento

2002-10-19

Lançamento do observatório INTEGRAL (ESA) a 17 de Outubro de 2002, em Baikonur (Cazaquistão). Os quatro instrumentos a bordo permitirão, pela primeira vez, efectuar simultaneamente observações na região do espectro do visível, dos raios-X e dos raios gama de alguns dos objectos mais energéticos do Universo. Crédito: ESA.
O observatório INTEGRAL
INTErnational Gamma-Ray Astrophysics Laboratory (INTEGRAL)
O INTEGRAL é um observatório espacial de raios gama da ESA, com cooperação da Rússia e dos Estados Unidos da América, lançado em Outubro de 2002. Esta missão é especialmente dedicada à espectroscopia e obtenção de imagens de alta resolução de fontes de raios gama dentro do intervalo de energia dos 15 keV aos 10 MeV, com monitorização simultânea em raios-X (4-35 keV) e no óptico (banda V, centrada nos 550 nm). Entre outros sucessos, o INTEGRAL já efectou medições espectrais de fontes raios gama, detectou fulgurações de raios gama e mapeou o plano galáctico.
(do inglês, INTErnational Gamma-Ray Astrophysics Laboratory, da ESA
) foi lançado com sucesso no dia 17 de Outubro, a partir da base de Baikonur (Cazaquistão). No âmbito da cooperação da ESA com a Rússia, o foguetão de lançamento russo Proton foi escolhido para colocar o INTEGRAL numa órbita
elíptica de 72 horas, distando da Terra entre 9 000 e 153 000 km (i.e., quase metade da distância à Lua
). Esta órbita excêntrica
órbita excêntrica
Diz-se que uma órbita é excêntrica quando a sua excentricidade é elevada.
é necessária para que passe cerca de 90% do tempo fora das cinturas de radiação de Van Allen
cinturas de radiação de Van Allen
As cinturas de radiação de Van Allen são duas regiões, com a forma de um toro, em torno da Terra nas quais muitas partículas electricamente carregadas (protões e electrões) são aprisionadas devido ao campo magnético terrestre.

O INTEGRAL possui dois instrumentos dedicados à detecção de radiação
gama: o espectrómetro
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
SPI e a câmara de IBIS para obtenção de imagens. O espectrómetro, cuja precisão e sensibilidade à radiação gama supera todos os instrumentos anteriores, destina-se a conduzir uma análise espectral de fontes isoladas e de regiões de actividade de raios gama
. Por sua vez, a câmara de IBIS possui uma resolução angular nunca antes alcançada em câmaras de raios gama. Para complementar as observações do SPI e do IBIS, o INTEGRAL ainda possui a bordo uma câmara de raios-X
, a JEM-X, e uma câmara que opera na região do espectro do visível, a OMC. Combinando a informação recolhida com os quatro instrumentos, será possível, pela primeira vez, efectuar observações simultâneas de fenómenos de alta energia cobrindo uma gama de sete ordens de grandeza em frequência
, desde a luz visível
até aos raios gama.

Dado que as radiações gama e X atravessam facilmente espelhos e lentes (por serem, como se sabe, extremamente penetrantes), torna-se necessário utilizar uma tecnologia especial para focar esta radiação de alta energia. A técnica utilizada pelos instrumentos a bordo do INTEGRAL chama-se máscara codificada. A máscara codificada é uma chapa composta por elementos com uma determinada área que são transparentes ou opacos à radiação que se pretende detectar, e cuja distribuição forma um determinado padrão. A máscara é colocada antes do detector por forma a que, quando a radiação incide, o padrão da máscara é projectado no detector. A imagem do padrão no detector aparece desviada, relativamente à posição central, e este desvio é determinado pela direcção de incidência da radiação. Após um certo período de exposição, a imagem acumulada no detector tem de ser descodificada, por forma a determinar a intensidade de cada máscara projectada e a fazer a correspondência do desvio da máscara com a respectiva posição no céu.

O INTEGRAL irá estudar fontes intensas de raios gama, tais como explosões de supernovas
, buracos negros
e fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
. Quando estrelas
elevada chegam ao fim da sua vida, explodem como supernovas, transformando-se em verdadeiras fábricas químicas: todos os elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
mais pesados do que o ferro são criados nestas explosões. Grande parte da enorme quantidade de energia resultante da explosão é libertada sob a forma de radiação gama. Um dos objectivos científicos do INTEGRAL é contribuir para a compreensão da formação dos novos átomos
neste tipo de processos.

Após a explosão, resulta da supernova um objecto incrivelmente denso, quer seja uma estrela de neutrões
, ou um buraco negro. Estes objectos possuem campos gravíticos muito fortes que capturam gás e poeira em seu redor. Estes aquecem e libertam energia sob a forma de raios-X e raios gama. Para além dos buracos negros estelares, existem ainda os de massa muito mais elevada, os buracos negros galácticos. A radiação gama por eles libertada é tão forte que podem ser observados a uma distância correspondente a quase metade do tamanho do Universo conhecido. As observações efectuadas com o INTEGRAL permitirão confirmar a presença de buracos negros gigantescos no centro de galáxias
, começando com a nossa própria Via Láctea

O INTEGRAL também será um meio único para investigar as misteriosas explosões de raios gama que acontecem em todo o Universo, à taxa de cerca de uma por dia: as fulgurações
de raios gama. A sua origem mantem-se desconhecida desde a sua primeira detecção nos finais dos anos 60.

Fonte da notícia: //http://sci.esa.int/content/news/index.cfm?aid=21&cid=44&oid=30782