AVISO

Imagem do Dia

Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Através do estudo da órbita de Marte ou vamos chegar aos segredos da astronomia ou para sempre permanecer na sua ignorância. "
- Johannes Kepler

Pequenos telescópios descobrem céus azuis num novo mundo

2016-01-01

Créditos: NAOJ
Todos gostamos de um límpido céu azul. Mas sabes qual a razão do céu ser azul? Porque não verde, amarelo ou cor de rosa? A resposta a esta questão pode ser encontrada no "edredão fofinho" de partículas que envolve a Terra e a que chamamos de atmosfera terrestre.

A atmosfera da Terra está repleta de milhares de milhões sobre milhares de milhões de pequenas partículas. Estas partículas são demasiado pequenas para poderem ser vistas pelos nossos olhos mas são incrivelmente importantes para a vida na Terra. Fornecem-nos o oxigénio que necessitamos para respirar, impedem a entrada dos raios cósmicos nocivos e protegem-nos do frio do espaço durante a noite.

À medida que a luz do Sol viaja através da atmosfera a maioria das cores atravessa-a e chega à superfície sem problemas. No entanto a luz azul embate nestas pequenas partículas e dispersa-se em todas as direções tornando o céu azul. É o que chamamos de dispersão de Rayleigh.

Na semana passada os astrónomos do LCOGT observaram a dispersão de Rayleigh na atmosfera de um mundo alienígena distante! Estavam a utilizar a rede de telescópios de um metro do LCOGT que são mais pequenos que os telescópios utilizados neste tipo de medições.

Esta é a primeira vez que se observaram céus azuis num pequeno exoplaneta (apenas 4x maior do que a Terra, cerca do mesmo tamanho de Neptuno). A descoberta mostra-nos ainda que mesmo os pequenos telescópios podem desempenhar um papel importante no estudo da atmosfera destes mundos distantes!

Facto Curioso: Os telescópios do LCOGT são utilizados pelos alunos para explorar o cosmos! O que gostarias de estudar se tivesses oportunidade de utilizar um telescópio robótico de 1 metro? Envia as tuas propostas para unawe@cardiff.ac.uk e poderás ganhar algum tempo de telescópio para ti!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: LCOGT