AVISO

Imagem do Dia


Aglomerado globular M 2

Ditos

"... quando você tiver eliminado o impossível, seja lá o que restar, por mais improvável que seja, deve ser a verdade."
- Sir Arthur Conan Doyle


Lançamento do novo website do Space Scoop

2015-12-16

O NUCLIO associa-se ao Space Scoop para comunicar o lançamento do seu novo website. Disponível em 22 línguas diferentes chega-nos com notícias fresquinhas, entregues diretamente pelas grandes agências espaciais e institutos de todo o mundo. Permitindo que crianças de todo o mundo possam ler as últimas descobertas astronómicas sempre acompanhadas de fabulosas imagens do espaço.

O Space Scoop tem como objetivo alimentar a curiosidade das crianças sobre o Universo, compartilhando a emoção das últimas descobertas científicas e inspirando-as de forma a desenvolverem um interesse crescente pela ciência e uma paixão para a aprendizagem.

Apresenta, projetos visuais vibrantes e atraentes ao lado de ilustrações divertidas, imagens e ícones adequados ao público mais jovem. Permite que as crianças tenham acesso às últimas notícias sobre ciência de institutos de pesquisa espacial e astronomia de renome como, o Observatório Europeu do Sul (ESO), o Observatório de Raios X Chandra da NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ).

O site do Space Scoop está inicialmente disponível em 22 idiomas: Inglês, Holandês, Alemão, Espanhol, Polaco, Checo, Farsi, Francês, Grego, Islandês, Indonésio, Japonês, Coreano, Norueguês, Português, Romeno, Russo, Cingalês, Esloveno, Suaíli , Tamil e Turco.

A tradução portuguesa está a cargo do NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia) instituição de referência no ensino e divulgação da astronomia em Portugal. Existem mais de 200 crónicas traduzidas em português, e semanalmente novos artigos e notícias serão traduzidos e adaptados de forma a chegar a todas as crianças que pelo mundo fora utilizam a língua portuguesa.

O website contém ainda uma seleção de temas populares e um glossário onde palavras difíceis do espaço são explicadas de forma simples às crianças, dando-lhes oportunidade de explorar o vocabulário e fenómenos astronómicos. É igualmente uma mais valia para as salas de aula não só por apresentar aos alunos os aspectos interessantes da exploração espacial, mas também por lhes ensinar ciência, tecnologia e história do Universo enquanto enriquecem o seu vocabulário.

Os Space Scoops estão disponíveis como histórias escritas, que podem ser lidas no site do Space Scoop, descarregadas, impressas ou visualizadas num telemóvel ou tablet. As histórias e imagens são licenciadas sob uma licença Creative Commons e podem ser usadas em sites, revistas, jornais e boletins informativos. Existe ainda uma aplicação para Androide disponível gratuitamente na Google Play Store.

Aqui ficam alguns links ligados a este projeto!

website do Space Scoop: http://www.spacescoop.org/pt/

Informação sobre o Space Scoop: http://www.spacescoop.org/pt/acercado/

Universe Awareness: http://www.unawe.org/

Space Awareness: http://www.space-awareness.org/