AVISO

Imagem do Dia


NGC 520

Ditos

"Nós sabemos muito pouco, contudo é espantoso que saibamos tanto, e ainda mais espantoso que tão pouco conhecimento nos possa dar tanto poder. "
- Bertrand Russell


O super-herói do nosso sistema solar

2015-08-30

Créditos: ESO/L. Benassi
Júpiter é o verdadeiro super-herói do nosso sistema solar. O planeta gigante é duas vezes e meia mais massivo que todos os outros planetas do sistema solar. E com a muita massa vem muita gravidade. Com o poder da gravidade super-forte, Júpiter tem um papel heróico no nosso sistema solar protegendo a vida na Terra.

Lembra-se das consequências do impacto de um meteorito que provocou a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos? Sem Júpiter muitos mais teriam atingido a Terra ao longo da história da humanidade. Estas colisões destrutivas poderiam mesmo ter impedido o início da vida humana!

Mas, felizmente para nós a gravidade de Júpiter desvia a maioria dos cometas e asteroides que poderiam atingir a Terra. Por esta razão e muitas outras, os astrónomos pensam que sistemas solares semelhantes ao nosso são os lugares com maior probabilidade de encontrar vida alienígena.

Infelizmente encontrámos muitos sistemas solares com planetas massivos que estão próximos da sua estrela mas poucos que se encontrem afastados como Júpiter. A razão prende-se com o facto de ser muito mais difícil de ver os planetas mais afastados na escuridão do espaço.

No entanto os astrónomos acabam de encontrar um gémeo de Júpiter. Um planeta que possui o mesmo tamanho de Júpiter e orbita aproximadamente à mesma distância da sua estrela, gémea do nosso Sol.

Esta descoberta trás-nos novas esperanças de que possa existir um sistema solar como o nosso em que a vida possa florescer, em parte graças ao seu próprio super-herói salva-vidas!

Facto Curioso: Júpiter pode ser o nosso super-herói mas não é um gigante simpático. O planeta está coberto por furacões assustadores que podem soprar durante centenas de anos!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1532