AVISO

Imagem do Dia


Galáxia NGC 4945

Ditos

"Eu não disse que era possível, só disse que era verdade. "
- Charles Richet


Os Tijolos da Vida

2015-06-19

Créditos: ALMA
Podemos construir coisas absolutamente extraordinárias juntando peças de Lego. Existem casas, foguetões e até barcos de tamanho real construídos com Lego! Tal como estas fantásticas construções, os seres humanos também são formados por pequenas peças. No nosso caso essas pequeníssimas peças chamam-se moléculas.

Ao contrário das peças Lego, as moléculas só são visíveis utilizando microscópios extremamente potentes pois são demasiado pequenas para serem vistas a olho nu.

Sabemos que a vida começou há 3 milhares de milhões de anos, não sabemos propriamente como, mas uma coisa é certa, tudo começou a partir destas diminutas moléculas orgânicas.

Mas se as moléculas orgânicas são os tijolos que edificam a vida e existem por todo o Universo, porque razão não foi ainda encontrada vida fora da Terra?

Na realidade, as moléculas orgânicas são extremamente frágeis. Não sobrevivem facilmente às duras condições que rodeiam as estrelas recém-nascidas. Apesar disso, os cientistas acabaram de detectar grandes quantidades de moléculas orgânicas em torno de uma jovem estrela distante.

Esta estrela recém-nascida ainda não possui planetas, mas está rodeada por um disco de material que brevemente dará origem a planetas. Os astrónomos encontraram moléculas orgânicas na extremidade exterior do disco, onde se formam os cometas gelados do sistema solar.

Em poucos milhões de anos os cometas recém-formados das regiões exteriores do disco começarão a chover sobre os planetas podendo transportar com eles as moléculas orgânicas. Quem sabe o que poderão construir quando aterrarem?

Facto Curioso: Alguns cientistas pensam que os cometas trouxeram moléculas orgânicas para a Terra no início do nosso sistema solar!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ALMA

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1528