AVISO

Imagem do Dia

NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Não se pode comprovar uma teoria, apenas se pode demonstrar que está errada. Uma teoria passa a científica expondo-se a si própria à possibilidade de ser refutada. "
- Karl Popper

Os astrónomos conseguem visão em 3D

2015-05-04

Créditos: ESO
Observe esta famosa fotografia de um objeto cósmico denominado Nebulosa da Águia. Consegue dizer quantas colunas estão na fotografia? Consegue distinguir quais estão à frente e atrás?

Um grande problema dos astrónomos é que não conseguem viajar para explorar os objetos cósmicos mais distantes do sistema solar. Apenas podem ver imagens a duas dimensões do céu em vez de objetos tridimensionais.

Tridimensional (ou 3D) significa que algo tem três dimensões: altura, comprimento e profundidade. É como por exemplo, termos um modelo de um barco e compararmos com a sua fotografia. Podemos dizer muito mais sobre o barco através do modelo do que através da fotografia.

Mas apesar das dificuldades que resultam de estarem “presos” na Terra os astrónomos conseguiram finalizar a primeira imagem 3D de um dos objetos astronómicos mais famosos: a Nebulosa da Águia!

A Nebulosa da Águia é formada por várias colunas, de grandes dimensões de gás cósmico e poeira, onde se estão a formar novas estrelas massivas. Agora pode desfrutar em cheio deste objeto como se estivesse a sobrevoá-lo!

Esta nova imagem mostra-nos que os Pilares da Criação são na realidade formados por quatro colunas separadas. No entanto, da nossa posição na Terra, não conseguimos ver o objeto na sua totalidade.

Facto Curioso: Os astrónomos referem-se muitas vezes ao tempo como a quarta dimensão do Universo.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO