AVISO

Imagem do Dia

NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"A realidade é apenas uma ilusão, uma ilusão muito persistente."
- Albert Einstein

Computador Cósmico Aumenta o Seu Ego

2015-01-08

Créditos: Makoto Shizugami (VERA/CfCA, NAOJ)
As fotos do espaço são instantâneos de eventos astronómicos. Para compreender como realmente as coisas funcionam no universo precisamos do quadro completo. Nos nossos laboratórios aqui na Terra não temos o espaço ou o tempo que nos permitam recriar os eventos cósmicos. A única opção que nos resta é utilizar a matemática para nos ajudar a criar objetos cósmicos e eventos nos computadores ou seja o que chamamos de simulações.

As simulações astronómicas permitem-nos carregar no botão e adiantar ou rebobinar o Universo e conhecer eventos completos como a formação do Sistema Solar, o nascimento da primeira galáxia ou a futura expansão do Universo.

Para criar este tipo de simulações precisamos de utilizar computadores extremamente potentes os chamados “supercomputadores” que conseguem realizar uma imensidão de cálculos matemáticos por segundo. Um desses supercomputadores, o ATERUI sofreu recentemente uma “cirurgia” para lhe introduzir um novo “cérebro” tornando-o mais rápido e inteligente.

ATERUI está agora apto a a realizar um bilião de cálculos por segundo (um bilião é um 1 seguido de 12 zeros!). Tornou-se assim o supercomputador mais rápido utilizado em astronomia no mundo.

Este novo e melhorado supercomputador está agora ser utilizado por investigadores e estudantes japoneses para estudar uma impressionante variedade de fenómenos astronómicos. Inclui a formação de planetas, o crescimento de buracos negros superlativos e a explosão de estrelas massivas!

Facto Curioso: O supercomputador mais poderoso do mundo é conhecido como o TH-2. Pode gerir mil biliões de cálculos por segundo - trata-se de um 1 seguido de 15 zeros!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: NAOJ