AVISO

Imagem do Dia

Supernova Cassiopeia A

Ditos

"Se estás a trabalhar em algo novo, então és necessariamente um amador."
- John Wheeler

Mais de 200 milhões de estrelas mapeadas!

2014-09-26

Créditos: Hywel Farnhill, University of Hertfordshire
Há pouco mais de 100 anos, qualquer que fosse o lugar onde estivesse na Terra poderia erguer os olhos para o céu noturno e ver milhares de estrelas cintilantes.

Hoje em dia, as luzes elétricas das cidades e vilas bloqueiam a maior parte da luz das estrelas deixando visíveis apenas umas quantas estrelas mais brilhantes. Com mais de metade da população mundial a viver nas cidades, 3 em cada 4 pessoas nunca vivenciaram a magia de um céu realmente escuro.

Mas se tiver a sorte de visitar um parque deserto numa noite límpida poderá ter a ver a espetacular faixa resplandecente da Via Láctea a cruzar o céu. É esta a vista que temos da nossa galáxia quando olhamos através do seu disco.

Como o nosso sistema solar se encontra no bordo exterior da Via Láctea, podemos olhar para o centro da galáxia e ver a maioria das estrelas (conjuntamente com muitas nuvens de gás cósmico e poeira).

Utilizando apenas os seus olhos é difícil de ver estrelas individuais nas zonas mais “congestionadas” da Via Láctea mas os telescópios conseguem-no!

Usando um grande telescópio (com um espelho de 2.5m) os astrónomos conseguiram criar este extraordinário mapa detalhado da metade norte da nossa galáxia. O mapa indica a posição de 219 milhões de estrelas individuais!

Facto Curioso: A metade norte da nossa galáxia contém mais de 219 milhões de estrelas. No entanto o novo mapa não inclui estrelas que sejam de 1 milhão de vezes mais débeis que as que se conseguem ver a olho nu.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: RAS