AVISO

Imagem do Dia

Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Se você fosse um verdadeiro seguidor da verdade, seria necessário que pelo menos uma vez na vida você duvidasse, tanto quanto possível, de todas as coisas."
- René Descartes

Os Verdadeiros Chimpazés do Espaço

2014-03-25

Créditos: ASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)
Se tem a sorte de viver numa zona do mundo em que raramente vê nuvens no céu, não se preocupe. Pode ver nuvens para lá da nossa atmosfera - no espaço!

Créditos: NASA, ESA, Digitized Sky Survey (DSS), STScI/AURA, Palomar/Caltech
As nuvens cósmicas são chamadas de nebulosas e são bastante diferentes das da Terra. As nebulosas são formadas por gás e poeira cósmica, principalmente por gases chamados hidrogénio e hélio. Podem estender-se ao longo de centenas de anos luz - ou seja milhares e milhares de milhões de quilómetros!

Tal como as nuvens que vemos a flutuar no nosso céu, as nebulosas têm diferentes tamanhos e formas. As nuvens coloridas de gás e jovens estrelas brilhantes nesta imagem fazem parte da nebulosa Cabeça de Macaco.

A Cabeça de Macaco é um tipo de nuvem cósmica chamada de nebulosa de “emissão”. O gás destas nebulosas é tremendamente quente devido às violentas estrelas recém nascidas que aniquilam a sua vizinhança com raios escaldantes de partículas quentes com muita energia. Trata-se de algo semelhante à forma como o nosso planeta é aquecido pela luz do Sol, mas muitíssimo mais quente!

As nebulosas de emissão, normalmente brilham com a cor vermelha ou rosa, o que se deve a estarem cheias de hidrogénio. A nebulosa Cabeça de Macaco não aparece cor de rosa na imagem porque a fotografia foi obtida com um telescópio que capta luz infravermelha. Como este tipo de luz é invisível para os nossos olhos os astrónomos representam-na com cores diferentes para que a possamos ver.

Pode ver o aspeto que a nebulosa da Cabeça de Macaco teria aos nossos olhos na segunda imagem - e é muito cor de rosa!

Facto Curioso: Provavelmente terá visto o filme Macacos no Espaço, mas sabia que estiveram verdadeiros macacos no espaço? Foram enviados animais para o espaço muito antes do primeiro cosmonauta humano. O primeiro macaco foi lançado para o espaço em 1949 e desde essa altura muitos animais têm sido enviados para lá do nosso mundo: gatos, cães, tartarugas, alforrecas, aranhas, sapos e muitos animais!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: HUBBLE