AVISO

Imagem do Dia

NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"As grandes mentes são capazes dos piores vícios tanto quanto das maiores virtudes."
- René Descartes

O Fogo Ribombante da Noite

2013-11-15

Créditos: ESO
Todos os anos, a 5 de novembro, milhares de fogueiras gigantescas são acesas por todo o Reino Unido. Esta é uma tradição que relembra a noite em que um homem chamado Guy Fawkes foi detido quando tentou explodir o parlamento do Reino Unido e matar o rei, há cerca de 400 anos. Apesar da comemoração do fracasso de Guy Fawkes só ter lugar no Reino Unido, o mundo inteiro teve direito a desfrutar de uma visão semelhante este ano! Se usar a sua imaginação poderá ver uma fogueira nesta foto do céu noturno, algo que atravessa todas as fronteiras e é apreciado por pessoas de todas as culturas! A nuvem vermelha tem o papel do fogo ribombante e as estrelas branco azuladas são as chispas que saem disparadas das chamas.

Na realidade, esta fantástica nuvem vermelha de gás e poeiras e as jovens estrelas espalhadas à sua volta fazem parte de um enxame de estrelas chamado NGC 3572. A maioria das estrelas não nasceram sozinhas, mas sim em enxames com muitas irmãs que nascem ao mesmo tempo, de uma única nuvem de gás e poeiras. Têm praticamente a mesma idade mas como massa, temperatura, cor e tamanhos variados.

O tempo de vida de vida de uma estrela depende muito do seu tamanho à nascença. Uma estrela cinquenta vezes mais massiva que o Sol terá um tempo de vida de uns poucos milhões de anos, comparada com o Sol que viverá cerca de dez milhares de milhões de anos.

Estrelas muito mais pequenas que o Sol podem viver durante biliões de anos - uma idade muito superior à idade atual do universo. Devido a isso estrelas como NGC 3572 fornecem aos astrónomos laboratórios perfeitos para estudar estrelas em várias fases das suas vidas e aprenderem como evoluem.

Facto Curioso: Apenas 10% da nuvem de onde este enxame se formou dará origem a estrelas. O resto do gás e poeiras será gradualmente expulso para o espaço pelos fortes ventos destas quentes e jovens brilhantes estrelas.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO