AVISO

Imagem do Dia

Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Se você fosse um verdadeiro seguidor da verdade, seria necessário que pelo menos uma vez na vida você duvidasse, tanto quanto possível, de todas as coisas."
- René Descartes

O Amendoim no Coração da nossa Galáxia

2013-09-12

Créditos: ESO/NASA/JPL-Caltech/M. Kornmesser/R. Hurt
Durante muito tempo, os astrónomos tiveram grandes dificuldades em criar um mapa exato do centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Esta pequena região central é um lugar abarrotado e fortemente obscurecido por nuvens densas de gás e poeira. Esta zona da galáxia é também muito complicada de estudar devido ao elevado número de estrelas. De facto, se de alguma forma a Terra se movimentasse até lá, as estrelas brilhariam tanto no céu noturno que a sua luz seria suficiente para lermos um livro sem necessitar de ligar a luz!

Pode imaginar a Via Láctea como um CD com uma bola de algodão no seu orifício central. Tem uma forma maioritariamente plana e no seu centro reside esta bola densa, denominada de “bojo galáctico”. Na realidade trata-se de uma área bastante pequena que contém cerca de 10 000 milhões de estrelas! Embora seja uma das formações mais antigas e impressionantes da nossa galáxia não era muito bem compreendida até agora.

Dois grupos de astrónomos juntaram-se e apontaram alguns dos telescópios mais potentes para o centro da Via Láctea de forma a obter as imagens mais detalhadas de sempre do coração da nossa galáxia! O mapa é tridimensional, proporcionando-nos uma visão a partir de vários ângulos das maiores profundidades da nossa galáxia e revelando-nos os seus segredos. Uma descoberta foi bastante surpreendente: então não é que o centro da galáxia tem a forma de um amendoim gigante!

Facto Curioso: Sabia que a Terra, o Sol e todo o nosso sistema solar estão a orbitar em torno do centro da Via Láctea a milhares de quilómetros por hora? Mas mesmo a esta velocidade levamos 200 milhões de anos a completar uma órbita à volta da galáxia!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO