AVISO

Imagem do Dia


Aglomerado globular M 2

Ditos

"A melhor medida da honestidade de um homem não está na sua declaração de rendimentos. Está no ajuste do zero da sua balança."
- Arthur C. Clarke


A Estrela com uma Identidade Secreta

2013-08-19

Créditos: X-ray: NASA/CXC/Huntingdon Inst. for X-ray Astronomy/G.Garmire, Optical: ESO/VLT
Os leitores regulares do Space Scoop poderão lembrar-se de uma crónica publicada alguns meses atrás sobre “a excentricidade entre as excentricidades”. O Space Scoop intitulava-se Um Íman muito Especial e contava-nos a história de um magnetar chamado SGR 0418.

Magnetares são estranhas estrelas, muito pequenas e ultra-densas que surgem escuras aos nossos olhos. Podem não parecer nada de muito especial mas na realidade tratam-se de imanes poderosos. São milhares de milhões de vezes mais fortes que os ímanes que tem lá em casa no seu frigorífico e muitíssimo mais poderosos que qualquer íman que possamos construir na Terra. São tão fortes que conseguem despedaçar as estruturas fundamentais do mundo. Além disso, estas estrelas passam por erupções aleatórias chamadas de “sismos estelares” que incluem explosões de poderosos raios X.

Mas SGR 0418 não encaixa nos padrões habituais. Ao princípio parecia ser um íman muito mais fraco que qualquer outra estrela do seu tipo, pois tal como outros magnetares passava regularmente por sismos estelares que produziam dramáticas labaredas de raios X.

Como até agora não tinha sido possível explicar a razão de um íman tão fraco produzir erupções tão potentes, este magnetar tornou-se num mistério! Mas graças aos astrónomos da Agência Espacial Europeia o mistério foi finalmente resolvido! Este “astuto” magnetar escondia um dos mais poderosos ímanes de todo o universo, ocultando a sus verdadeira força. Apesar deste magnetar parecer perfeitamente normal, por baixo da sua superfície esconde-se a sua verdadeira identidade de super-herói!

Facto Curioso: Mesmo a uma distância superior a 900km do magnetar a força do íman é tão poderosa que poderia literalmente desfazê-lo em pedaços!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da: ESA

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1361/