AVISO

Imagem do Dia

O enxame aberto Haffner 18

Ditos

"Aquele que tem vergonha de perguntar, tem vergonha de aprender."
- Provérbio dinamarquês

Pelos Céus, Grande Bola de Fogo!

2013-08-09

Créditos: NASA/CXC/SAO/K.Poppenhaeger et a/M.Weiss
Imagine que está numa nave espacial procurando um novo mundo para se instalar. Vê ao longe um planeta, com uma bela cor azul tal como a Terra quando vista do espaço. Este planeta chama-se HD 189733 e é a primeira vez que conseguimos ver a cor de um planeta fora do sistema solar! Mas apesar de ao longe se parecer com a Terra, quando se aproximasse, iria aperceber-se do quanto é diferente do nosso lar.

HD 189733 é um enorme gigante gasoso mais de 100 vezes maior do que a Terra. Orbita muito próximo da sua estrela. Enquanto a Terra demora 365 dias a dar uma volta completa ao Sol este planeta demora apenas 2.2 dias! De facto encontra-se tão perto da sua estrela que a sua atmosfera atinge temperaturas superiores a 1000ºC! Por muito protetor solar que pusesse ou gelados que comesse não iria ser uma visita agradável!

Até à presente data descobriram-se 925 planetas a orbitar outras estrelas da nossa galáxia. No entanto são muito pequenos e pouco luminosos, não sendo frequente conseguirmos vê-los na realidade. A maioria deles foram detetados usando alguns truques engenhosos. Um dos métodos é designado por “método dos trânsitos”- apontamos o nosso telescópio para uma estrela e esperamos que o seu brilho diminua ligeiramente. Se tal acontecer, significa que um planeta passou à sua frente bloqueando alguma da sua luz. No caso de HD 189733 os astrónomos usaram o telescópio de raios X Chandra, para detetar a pequena diminuição de raios X que nos chega, de cada vez que o planeta passa em frente à estrela. Com este procedimento conseguiram descobrir alguns detalhes assustadores. O planeta possui uma atmosfera enorme que pode ver na imagem. O calor abrasador produzido pela estrela é tão forte que está a arrancar enormes pedaços da atmosfera a um ritmo incrível - mais de 600 milhões de quilogramas por segundo!

Facto Curioso: HD 189733 tem companhia! Os astrónomos conseguiram identificar uma débil estrela vermelha orbitando HD 189733. Pode vê-la na imagem, em baixo à direita. A pequena estrela demora cerca de 3200 anos a completar uma volta em torno da estrela principal - é como se o planeta tivesse um grande e lento irmão!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: Chandra