AVISO

Imagem do Dia

Trânsito de Vénus

Ditos

"Simplicidade é a derradeira sofisticação. "
- Leonardo da Vinci

O Universo é um Lugar Frio!

2013-05-28

Créditos: ESO/Digitized Sky Survey 2
O universo é um lugar muito frio. Se desse uma volta completa ao cosmos num autocarro turístico iria poder observar uma série de atrações “quentes” como o Sol, buracos negros monstruosos e milhares de milhões de estrelas brilhantes. Mas maioritariamente o espaço é incrivelmente frio. O escuro vazio que constitui a maioria do universo tem uma temperatura de cerca de - 270ºC! Um valor ligeiramente acima do “zero absoluto” que é de -273ºC, a temperatura mais baixa possível.

O estranho objeto na imagem também é “frio”. Pode parecer-se com uma fita flamejante de fogo quente, expandindo-se pelo espaço, mas na realidade trata-se de uma nuvem fria de gás e poeira, a uma temperatura de -250ºC! O que é muito frio!

A cor vermelha é o débil brilho de luz que os nossos olhos não conseguem ver. Isto é fácil de perceber se imaginar que a luz é como o som: alguns sons são demasiado baixos para serem escutados pelos nossos ouvidos mas alguns animais como as baleias conseguem ouvi-los. A luz invisível que é emitida pela nuvem vermelha desta imagem é chamada de rádio — A mesma luz usada para enviar informação para os rádios e telemóveis. Da mesma forma que os nossos ouvidos não conseguem ouvir sons muito baixos os nossos olhos não conseguem ver luz rádio. No entanto alguns dos telescópios conseguem. Os astrónomos formam imagens a partir dos dados recolhidos por estes telescópios, colorindo-as para que possamos desfrutar destes objetos que de outra forma seriam invisíveis.

Pode parecer estranho que escolham a cor vermelha para colorir algo tão frio. Normalmente associamos o vermelho a cores quentes, como a torneira da água quente ou o fogo e as coisas frias com o azul. Mas no espaço as coisas funcionam ao contrário. Os pontos azuis brilhantes dispersos pela imagem são estrelas — estrelas muito quentes e jovens. À medida que estas estrelas vão esfriando vão-se tornando mais vermelhas.

Facto Curioso: onde está o ponto mais frio no universo? Não é o polo Sul, onde as temperaturas caem até os meros -62ºC. Nem sequer no espaço exterior mais profundo. Tanto quanto se sabe foi justamente aqui na Terra que a temperatura mais baixa foi alcançada! Os cientistas conseguiram produzir em laboratório temperaturas incrivelmente próximas do zero absoluto!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1321/