AVISO

Imagem do Dia

Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Através do estudo da órbita de Marte ou vamos chegar aos segredos da astronomia ou para sempre permanecer na sua ignorância. "
- Johannes Kepler

Porque Plutão deve ser um planeta

2005-02-22

Planeta ou não, Plutão, a sua lua Caronte e outros corpos da cintura de Kuiper serão visitados em 2015 pela sonda \"New Horizons\". Crédito: JHUAPL/SwRI
Há uns anos atrás, depois da morte de Clyde Tombaugh (1997), a União Internacional de Astronomia, associando-se à conhecida revista de divulgação astronómica "Sky & Telescope", resolveu fazer uma espécie de votação entre os astrónomos e curiosos para se saber se Plutão deveria ou não perder o estatuto de planeta. O resultado dessa votação foi igual para ambas as partes, com argumentos muito activos de um lado e do outro. Com efeito os que queriam uma reclassificação de Plutão justificavam-no com a existência de centenas de corpos naquelas regiões, alguns com o tamanho pouco inferior a Plutão e que eram considerados corpos menores - os centauros e outros corpos da cintura de Kuiper - e que não raras vezes assumem uma actividade cometária migrando para zonas interiores do sistema solar. Espectroscopicamente, embora muito ainda esteja por saber esses objectos apresentam assinaturas semelhantes às de Plutão e não passam de restos ali acrecionados e que não atingiram a dimensão planetária para uma subsequente diferenciação. Há uma outra razão para não considerar Plutão como planeta. Na verdade, a sua composição é diferente de tudo o que conhecemos nos dois grandes grupos de planetas do sistema solar, a saber: os planetas gigantes, compostos por gases; e os planetas terrestres, compostos por silicatos e outros minerais. Aqueles corpos menores, juntos com Plutão mostravam uma assinatura de gelo com rocha e um forte predomínio de matéria orgânica abiótica, diferente do que era conhecido nos outros planetas.

Muito bem, aos astrónomos interessa, muito para lá de classificar os corpos, entender a sua génese e como ela se pode enquadrar num esquema evolutivo e fisicamente coerente. Separamos estrelas de planetas, sabemos separar os diferentes tipos de estrelas, separamos os cometas dos asteróides (nem sempre fácil) e como podemos separar planetas de outros planetas?

O problema adensasse se consideramos os mais de 135 sistemas planetários até agora conhecidos. São eles planetas típicos? O que é um planeta típico? Podemos encontrar equivalentes aos corpos do sistema solar? E que dizer de corpos exóticos - nem estrelas nem planetas - ou planetas bem diferentes de tudo o que conhecemos (ver crónica anterior)?

Pessoalmente penso que Plutão, pelo menos na terminologia usual e nos compêndios de Astronomia, deverá manter o estatuto de planeta. Aliás ele foi descoberto quando em inícios do século passado se tentava encontrar o planeta X - um corpo para lá de Urano e Neptuno e que perturbava as órbitas daqueles. Quando a 18 de Fevereiro de 1930 foi descoberto ele foi baptizado por planeta e, no dia seguinte, o "New York Times" trazia uma notícia destacada sobre o Planeta X. A partir daí, as suas características foram e ainda estão a ser estudadas, o corpo foi baptizado com o nome de Plutão - de Hades, deus das profundezas e dos infernos - e passou a figurar sempre nos manuais de astronomia como o nono planeta. Quanto mais não seja, apenas por razões históricas - da História da Astronomia - o estatuto de planeta deve ser mantido. Plutão continuará sempre a ser sempre o nono planeta do sistema solar. Mesmo que a sua especificidade - e nesse caso cada corpo planetário é um caso único - seja ampliada, penso que Plutão deverá ser sempre um planeta