AVISO

Imagem do Dia


V838 Monocerotis

Ditos

"Deveríamos ter cuidado para não fazermos do intelecto o nosso deus; ele tem certamente músculos poderosos, mas não tem personalidade."
- Albert Einstein


Vénus vulcânico

2012-12-30

Créditos: ESA/AOES.
Na Terra, os vulcões ativos e em erupção são um dos fenómenos mais poderosos e fascinantes que a natureza tem para oferecer. Agora, os astrónomos descobriram que em Vénus, o planeta mais próximo da Terra também podem existir vulcões em erupção violenta.

Em 2005, os astrónomos enviaram uma sonda espacial chamada Vénus Express para estudar de perto Vénus. Desde então a sonda tem orbitado o planeta. Infelizmente, o tempo em Vénus é sempre nublado: o planeta está constantemente coberto com uma espessa camada de nuvens, não permitindo à sonda observar diretamente vulcões na superfície. Os astrónomos, usaram então um truque: procuraram um gás especial que é libertado durante as erupções vulcânicas. Este gás às vezes é visível acima das espessas nuvens de Vénus, podendo então a Vénus Express detetá-lo. Usando a sonda, observaram grandes mudanças nas quantidades do gás acima das nuvens. Os astrónomos pensam que estas explosões de gás devem ser provenientes de vulcões.

Já anteriormente, a Vénus Express tinha encontrado uma outra pista para atividade vulcânica. Ela possui uma câmara especial que pode espreitar através da imensidão de nuvens e ver as diferenças de temperatura. Conseguiu assim ter um indício de algo que parecia ser o fluxo de lava quente. Parece que nosso vizinho não só tem um clima agreste - com fortes tempestades e temperaturas quentes – mas também uma superfície violenta.

Facto Curioso:Vénus é um dos objetos mais brilhantes no céu. Mas só às vezes é visível e por pequenos períodos: antes do nascer do sol (olhe para leste) ou logo após o pôr-do-sol (olhe para ocidente).

Este Space Scoop é baseado nas atividades da ESA : http://www.esa.int/Our_Activities/Space_Science/Venus_Express/Have_Venusian_volcanoes_been_caught_in_the_act

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1261/