AVISO

Imagem do Dia


NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"O senso comum é a colecção de preconceitos adquiridos até aos 18 anos."
- Albert Einstein


Por favor não pare a música!

2012-08-19

Créditos: UNAWE
Sabia que os sons que ouvimos na Terra são apenas as vibrações do ar? Mas isso não significa que o espaço seja um lugar estranhamente silencioso, só porque não existe ar. Isto acontece porque o ar é um conjunto de gases, e há nuvens de gás no espaço que podem vibrar e permitir que o som também viaje.

Está bem, então nós sabemos como o som pode viajar no espaço, mas o que está a provocar todo este ruído? A resposta é poderosos objetos que emitem enormes quantidades de energia – o suficiente para fazer com que os gases vibrem. Por exemplo, além de devorar matéria os buracos negros também libertam poderosos jatos de energia. Os astrónomos sabem que o buraco negro no centro de um conjunto de galáxias chamado aglomerado de Perseu é suficientemente poderoso para fazer um som muito profundo.

"Nós pensamos que estes sons muito profundos podem ser encontrados em aglomerados de galáxias em toda parte," diz o astrónomo Ryan Foley. No entanto, Ryan é membro de uma equipa de astrónomos que tem observado um aglomerado de galáxias chamada de Aglomerado da Fénix (mostrado na foto em cima) que é quase totalmente silencioso. Isso significa que ou nem todos os aglomerados de galáxias produzem som, ou às vezes a música pára!

Facto curioso: Tal como os sons reais no espaço, os astrónomos às vezes convertem a luz que observam em sons para poderem analisá-la melhor. Escute os estranhos sons do espaço construídos a partir de luz no website da NASA http://www.jpl.nasa.gov/multimedia/sounds2/index-nasa.html

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios- X Chandra da NASA : http://chandra.harvard.edu/

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1241/