AVISO

Imagem do Dia


Proeminência solar

Ditos

"Se não pudermos questionar as nossas mais profundas suposições, então a humanidade não é uma espécie viável. "
- David Bohm


Os Jogos Olímpicos no Espaço!

2012-06-29

Créditos: Raio X: NASA/CXC/UC Berkeley/J.Tomsick et al, Ótico: DSS; IV: 2MASS/UMass/IPAC-Caltech/NASA/NSF
Nada no espaço permanece imóvel. Na verdade, a maioria das estrelas são como os corredores de maratona de longa distância, pois estão em constante movimento no espaço ao longo das suas vidas. No entanto, os astrónomos descobriram recentemente uma estrela (apresentada nesta fotografia como uma mancha verde na caixa) que é melhor na corrida de sprint.

Para calcular a velocidade desta estrela, os astrónomos tiveram que descobrir de quão longe ela viajou desde que começou a sua corrida e quanto tempo levou. Os astrónomos pensam que a estrela começou a sua corrida, no centro da nuvem roxa de gás e poeira na foto. Isto, porque se trata de um tipo especial de estrela que gira muito rapidamente e que é chamado de pulsar. E o pulsar foi ejetado durante a explosão que criou a nuvem de gás e poeira .

Com base nas suas estimativas, os astrónomos pensam que o pulsar se move a uma velocidade incrível entre 9 e 11 milhões de quilómetros por hora! Isso poderia tornar este pulsar como o objeto com o movimento mais rápido conhecido! Mas há outro concorrente ao título, um outro pulsar cuja velocidade foi estimada anteriormente entre 5 e 10 milhões de quilómetros por hora. É uma pena os astrónomos não poderem inserir estas duas estrelas numa "Olimpíada do Espaço" para determinar qual é o velocista mais rápido. Em vez disso, precisam de fazer as coisas da forma mais difícil, trabalhar arduamente para ajustar os seus resultados.

Facto curioso: Se o pulsar se mover a uma velocidade de 11 milhões de quilómetros por hora, poderia viajar em torno do equador da Terra em cerca de 13 segundos!

Este Space Scop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios- X Chandra da NASA : http://chandra.harvard.edu/

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1235/