AVISO

Imagem do Dia

Aglomerado globular M 2

Ditos

"O mais importante é nunca parar de se questionar."
- Albert Einstein

Os motores do espaço mais potentes que a nave espacial Entreprise!

2012-06-12

Créditos: P. Jonker/Rob Hynes
Os astrónomos realizaram um passo em frente para compreender os motores mais poderosos do universo: os buracos negros. Mas como podem os buracos negros ser motores se eles apenas devoram material? Bem, os buracos negros são realmente valiosos membros da nossa sociedade cósmica, que devolvem muita energia ao universo!

No desenho artístico acima, um buraco negro está a engolir material de uma estrela vizinha por trás dele. Antes de desaparecer para sempre, o material da estrela é acelerado até velocidades muito elevadas em torno do buraco negro. Este material, extremamente veloz liberta energia na forma de raios X, que é lançado para o espaço. Enquanto isso, o buraco negro também liberta energia através da ejeção de poderosos jatos de material para acima e para baixo.

Nem todos os buracos negros libertam a sua energia da mesma forma. Esse facto confundiu os astrónomos por muito tempo. O problema, reside na relação entre a quantidade de energia libertada na forma de raios-X e a quantidade emitida em jatos de material. Inicialmente, os astrónomos pensavam que esta relação era a mesma para todos os buracos negros. Mas, em seguida, começaram a descobrir-se casos singulares. Como o número de casos peculiares foram crescendo, parecia que na verdade havia dois tipos de motor de buraco negro, que funcionam de maneira ligeiramente diferente. É como se um funcionasse com gasolina enquanto o outro carburava a diesel!

Agora, os astrónomos observaram buracos negros que parecem mudar, alternando de um tipo de motor para o outro. Isto sugere que não existem diferentes tipos de motor no buraco negro, mas que cada um pode trabalhar de duas maneiras diferentes.

Facto Curioso: O oposto de um buraco negro é chamado um buraco branco. Nada – nem mesmo a luz – pode entrar num buraco branco, mas as coisas podem escapar de um! No entanto, buracos brancos provavelmente não existem no universo real – é apenas uma solução para um problema de matemática muito difícil!

Para mais informação Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da Royal Astronomical Society: http://www.ras.org.uk/news-and-press/219-news-2012/2133-how-black-holes-change-gear

Para mais informações sobre buracos negros, clique aqui.

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1232/