AVISO

Imagem do Dia

Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Somos irmãos das rochas e primos das nuvens."
- Harlow Shapley

Este gás cósmico necessita de mais condimento?

2012-05-09

Créditos: ESO/J. Emerson/VISTA. Acknowledgment: Cambridge Astronomical Survey Unit
É engraçado, como algumas coisas que observamos no espaço se assemelham às que vemos na terra. Por exemplo, dê uma olhada nesta nova foto do espaço, que mostra dezenas de milhares de estrelas. A maneira como as estrelas estão agrupadas torna-as semelhantes a um enxame de pirilampos num campo! Este grupo de estrelas é chamado de enxame globular. As estrelas permanecem próximas umas das outras devido à gravidade. Todas as estrelas do enxame globular nasceram aproximadamente ao mesmo tempo, da mesma nuvem de gás. Isso significa que estas estrelas são irmãos e irmãs!

Estas estrelas são muito mais velhas do que nossa estrela mais próxima, o sol. Enquanto nosso sol tem cerca de 5 mil milhões de anos, as estrelas neste aglomerado têm mais de 10 mil milhões de anos. Na verdade, enxames globulares estão entre os mais antigos habitantes do nosso universo!

O universo era um lugar muito diferente quando estas velhas estrelas se formaram em comparação com quando nosso sol nasceu. Havia muito menos ingredientes disponíveis para formar estas estrelas – na maior parte apenas hidrogénio gasoso. Mas o sol, formou-se numa nuvem de gás de hidrogénio, que foi salpicado com uma variedade de diferentes ingredientes químicos, tais como oxigénio, ferro e ouro. Estes ingredientes extra, foram fabricados no interior de estrelas que morreram e durante as explosões que marcam o fim da vida de algumas estrelas. Depois da morte das estrelas, esses ingredientes foram lançados para o espaço. Mas as estrelas dos enxames globulares formaram-se quando o universo era muito jovem e ainda não tinha havido tempo para “condimentar” o gás cósmico desta forma!

Facto Curioso: Há cerca de 100.000 estrelas neste aglomerado globular, embaladas dentro de uma bola que é só 25 vezes maior que a distância entre o sol e a sua estrela mais próxima!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1220/