AVISO

Imagem do Dia


O enxame aberto Haffner 18

Ditos

"Não há dúvida que as navegações deste reino, de cem anos a esta parte, são as maiores.[...] Os portugueses ousaram cometer o grande Mar Oceano. Entravam por ele sem nenhum receio. Descobriram novas ilhas, novas terras, novos mares, novos povos e o mais que é, novo céu e novas estrelas..."
- Pedro Nunes


Uma descoberta "escaldante" de alguns planetas frios

2012-04-16

Créditos: NASA, ESA, and the Digitized Sky Survey 2. Acknowledgment: Davide De Martin (ESA/Hubble)
Um novo telescópio chamado ALMA, que ainda se encontra em construção já fez a sua primeira descoberta! Encontrou dois planetas, que orbitam a estrela que se encontra na foto e que são os planetas mais frios encontrados até hoje!

ALMA não se parece com um telescópio normal. Quando estiver concluído no próximo ano, será um conjunto de 66 pratos que se assemelham a antenas parabólicas, como as instaladas nos lados e no topo das casas para captar sinais de televisão. Mas os pratos do ALMA, são cerca de 12 vezes maiores e não são ajustados para as ondas de rádio usadas para enviar programas de televisão. Em vez disso, eles são projetados para captar um tipo diferente de ondas, chamado de ondas submilimétricas.

Estas ondas permitem aos astrónomos estudar coisas extremamente frias no espaço, tais como poeiras. Isto é exatamente o que os astrónomos necessitavam para fazer a nova descoberta! Os planetas foram encontrados, porque devido à sua gravidade a nuvem de pó frio tomou a forma de um anel gigante que circula em torno da estrela.

Apenas cerca de um quarto dos 66 pratos do ALMA estavam prontos a ser utilizados quando os astrónomos descobriram estes planetas. "O ALMA pode estar ainda em construção, mas já é o mais poderoso telescópio de seu tipo," segundo Bill Dent, um dos astrónomos que relatou a nova descoberta.

Facto Curioso: As condições geladas destes planetas, devem-se ao facto de estarem cerca de 140 vezes mais longe de sua estrela do que a Terra em relação ao Sol!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1216/

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1220/