Dark Skies Rangers em Portugal e Vencedores do Concurso DSR 2015

2015-07-09

Em cima: O espetacular Mosaico incluindo todos os desenhos do concurso Poluição Luminosa – O Meu Calendário Escolar 2015/2016. Em baixo: O Jogo da Glória, de Francisco Pires – um dos vencedores do concurso DSR Game. Créditos: DSR, NUCLIO.
O projeto internacional Dark Skies Rangers (DSR), promovido em Portugal pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia - está de parabéns, pela criatividade demonstrada por todos os alunos e professores que participaram nos concursos internacionais e nas atividades organizadas no decorrer do último ano letivo.

O DSR pretende sensibilizar a todos para o problema da poluição luminosa e para a importância da utilização de iluminação exterior energeticamente eficiente, que direcione a luz para baixo. Só desta forma é possível contribuir para a preservação do céu noturno, promovendo em simultâneo o interesse pela astronomia. Seguindo estes objetivos, o DSR tem vindo a organizar diversas iniciativas e a promover concursos internacionais. Este ano, foram organizados dois concursos:

Concurso de desenho infantil Dark Skies Rangers “Poluição Luminosa – O Meu Calendário Escolar 2015/2016” – destinado a alunos do 1º ciclo do ensino básico, com idades entre os 5 e os 10 anos.
Concurso Dark Skies Rangers GAME (jogo educativo) – destinado a alunos e professores do ensino básico e secundário.

As inscrições decorreram até meados de abril e os alunos foram orientados e ajudados por professores e familiares. Os projetos foram avaliados por um júri constituído por elementos do NUCLIO e pela Dra. Connie Walker, coordenadora internacional do projeto Dark Skies Rangers. Os vencedores dos concursos foram anunciados no dia 9 de maio de 2015 durante a Festa das Estrelas organizada pelo NUCLIO.

Vencedores do concurso “DSR GAME”:

Alunos do 1º e 2º ciclos:
• Francisco Pires (Centro Escolar da Araucária – Portugal)

Alunos do 3º ciclo:
• Laura Pires (EB2/3 Diogo Cão – Vila Real – Portugal)

Professores:
• Carlos Pinto (Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Portugal)

Vencedores do concurso “Poluição Luminosa – O Meu Calendário Escolar 2015/2016”:

• Rabianur Turgut (Escola Primária Pilot Binbasi Ali Tekin – Turquia)
• Asli Çinar (Escola Primária Pilot Binbasi Ali Tekin – Turquia)
• Francisco Pires (Centro Escolar Araucária)
• Ilgim Temelci (Escola Primária Pilot Binbasi Ali Tekin – Turquia)
• Marta Pedro (Eb1/JI do Faralhão)
• Francisca Campos (Colégio da Imaculada Conceição)
• Nuno D’Ávila (EB1/JI dos Castelos)
• Inês Encarnação (EB1/JI dos Castelos)
• Madalena Pedro (Centro Escolar Visconde de S. Gião)
• Mara Martins (EB1/JI dos Castelos)
• Maria Inês (EB1/JI dos Castelos)
• Damlasu Atalay (Escola Primária Pilot Binbasi Ali Tekin – Turquia)

Com o programa AndreaMosaic foi criado um espetacular Mosaico incluindo todos os desenhos do concurso Poluição Luminosa – O Meu Calendário Escolar 2015/2016, que é mostrado na figura (em cima) e que pode ser visto em pormenor aqui: http://dsr.nuclio.pt/wp-content/uploads/2015/06/DSR_Logo_Mosaico.jpg

Os dois alunos vencedores do Concurso DSR Game quiseram falar-nos da sua participação nesta aventura.

Francisco Pires, que tem apenas 8 anos, conta-nos como se tornou um Dark Skies Ranger: “O meu gosto pelo céu estrelado foi-me transmitido pela minha mãe, que adora astronomia. No ano passado, esse interesse aumentou porque a minha professora incentivou-nos a participar no concurso Dark Skies Rangers. O meu interesse ficou ainda mais apurado quando conheci a Rosa Doran, que já foi duas vezes à minha escola.”

O primeiro trabalho de Francisco na luta contra a poluição luminosa destinou-se ao presidente da Câmara de Vila Real, cidade onde vive: “Uma noite, cheguei à janela do meu quarto e com o telemóvel da minha irmã filmei os candeeiros da rua - uns globos péssimos - e gravei um pedido para acabarem com aquele tipo de candeeiros. Com esse vídeo ganhei o primeiro lugar no concurso DSR de 2014. Quem me entregou o prémio foi o Presidente da Câmara, em troca eu dei-lhe o vídeo. Desde aí, os decisores da Câmara ficaram muito mais atentos a este problema. Em março de 2015, o presidente da Câmara foi à minha escola e eu e alguns colegas fizemos-lhe uma entrevista sobre o assunto e ele mostrou que levou as minhas recomendações a sério e que anda a tomar medidas. O vídeo da entrevista foi apresentado na conferência para comemorar a Hora do Planeta. As pessoas da Câmara estão a dar muita importância ao problema da poluição luminosa e estão a organizar conferências e atividades sobre este assunto.

E sobre o concurso deste ano: “Este ano o concurso DSR pedia um jogo. Eu resolvi então fazer um Jogo da Glória que mostrasse como devemos defender o céu estrelado e acabar com a poluição luminosa. Fiquei muito feliz quando soube que voltei a ganhar o concurso. O meu sonho é que o jogo possa ser jogado por meninos de todo mundo. Fiz também um desenho, que, tal como o do no ano passado, foi um dos doze selecionados para um belo calendário contra a poluição luminosa. E foi assim que me tornei um Dark Skies Ranger para sempre…”

Laura Pires, de 15 anos, que é irmã de Francisco, disse-nos: “Este ano resolvi participar pela primeira vez no curso Dark Skies Rangers. Foi muito interessante ter construído o jogo Aprende a defender a luz que vem do Universo. Na construção deste jogo pus tudo o que já sabia sobre poluição luminosa e astronomia, mas pude aprender muito mais. Foi, de facto, uma oportunidade fantástica para aprofundar, com a ajuda da minha mãe, o meu conhecimento nesta área. Fiquei contentíssima quando soube que era a vencedora do concurso. Espero que o meu jogo seja também uma oportunidade para outras pessoas desenvolverem o gosto pelo conhecimento sobre o Universo. Infelizmente, a poluição luminosa é hoje um problema global, porque os humanos, em geral, perderam o interesse pela luz que vem do Universo. A minha participação neste concurso representa o meu compromisso de lutar pela preservação do céu estrelado – o maior património da humanidade. Nunca serei o maior DSR do mundo porque esse lugar já pertence ao meu irmão, mas ficarei muito feliz se puder ser o número dois.”

Os jogos e desenhos dos vencedores, bem como vídeos com testemunhos estão disponíveis através do link: http://dsr.nuclio.pt/concursos-dsr-2015/

Os concursos DSR tiveram o apoio de:
ABAE – Programa Eco-Escolas
Astronomers Without Borders
Cosmic Light / International Year Of Light
Galileo Teacher Training Program
LANDKA
National Optical Astronomy Observatory
National Optical Astronomy Observatory (NOAO)
O Observatório Nacional de Astronomia no Óptico norte-americano (NOAO) foi formado em 1982 para consolidar os observatórios nacionais de Kitt Peak (Arizona), de Cerro Tololo (Chile) e Solar (Arizona). Mais recentemente, o Observatório Nacional Solar tornou-se independente. O NOAO é também o representante norte-americano no projecto internacional do Observatório Gemini. O NOAO é financiado pela NSF e operado pela AURA.

Open Discovery Space

Ainda no âmbito dos projetos DSR, e também do Comenius - Dive in the sky e do Open Discovery Space, as alunas Ana Rodrigues, Catarina Alves e Joana Carola (8º ano da Escola Secundária Maria Lamas, Torres Novas), acompanhadas pelo professor Nelson Correia, participaram no VI Mini-Congresso de Ciência por Jovens, que decorreu no Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, no dia 22 de maio de 2015, sob o tema central: Não te escondas no capuz, aproveita a luz. O congresso tinha como objetivo promover a realização e apresentação de trabalhos sobre a luz, cujo ano internacional se comemora em 2015. O trabalho apresentado pelo grupo da ES Maria Lamas teve como tema: Poluição Luminosa – Auditoria da Iluminação Pública em Torres Novas.

Para a aluna Catarina Alves: “Participar nesta atividade juntamente com duas colegas, através do professor Nelson Correia, que nos abriu portas para esta e muitas outras atividades relacionadas, foi uma oportunidade de partilharmos conhecimentos com os outros. Adquirimos, certamente, um gosto especial pela astronomia e percebemos a importância da luz e da iluminação.”

O projeto internacional Dark Skies Rangers pretende promover a luta contra a poluição luminosa, alertando as populações para a possibilidade de haver soluções inteligentes de iluminação exterior, economicamente viáveis e em harmonia com o ambiente, e contribuir para devolver às pessoas e aos seres vivos o céu noturno, o maior património da Humanidade que deve ser preservado.

A ideia é muito simples: se todas as escolas fizerem uma auditoria da sua região e entregarem os resultados e sugestões aos responsáveis locais, o problema da poluição luminosa poderá ser rapidamente resolvido. Obrigado aos alunos, professores e às famílias que tão dedicadamente têm contribuído com o seu trabalho para esta causa. Estão todos de parabéns!